Robert Prevost, eleito Papa Leão XIV nessa quinta-feira (8), já esteve em Minas Gerais em ao menos duas oportunidades. Nelas, o agora pontífice participou de eventos promovidos pela Ordem de Santo Agostinho (OSA) em BH e na Região Metropolitana. As visitas do norte-americano pelo estado envolveram um almoço tipicamente mineiro, regado a frango com quiabo, e até copinhos de cerveja.
A primeira passagem de Prevost por Minas ocorreu em 2004, em função da comemoração dos 70 anos do Colégio Santo Agostinho, localizado na região Centro-Sul da capital. Assim que a fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, na tarde de ontem (8), a instituição de ensino relembrou o evento que trouxe Robert a BH.
Ver essa foto no Instagram
À época, o religioso exercia mandato como Prior Geral da OSA. A visita ocorreu antes mesmo de Prevost ser ordenado cardeal da Igreja Católica, em 2023, pelas mãos do Papa Francisco. Numa das imagens, o agora pontífice aparece com um copo de cerveja na mão, aparentemente, bem integrado ao ambiente.

A segunda passagem do agora Papa Leão XIV por BH ocorreu em 2012, quando Prevost visitou as unidades dos Freis Agostinianos em Mário Campos, na Grande BH. Na oportunidade, ele presidiu a Profissão Solene dos freis, momento em que os frades se comprometem a seguir Jesus Cristo, com votos de pobreza, castidade e obediência. A cerimônia é tida como vinculação definitiva à OSA.
Ali, Prevost foi fotografado se servindo de frango com quiabo. Não há quem resista à cozinha de Minas!
‘Simples e acessível’
“É uma pessoa de trato muito simples”. Foi essa a primeira percepção que o belo-horizontino Sandson Almeida teve de Robert Francis Prevost quando o encontrou em três oportunidades. Uma delas ocorreu em São Paulo, em 2013, durante uma reunião de jovens agostinianos.
“É uma pessoa de trato muito simples, mais um padre que estava ali no encontro, tomava café, tirava foto e fazia palestras. Lembro dele como uma simples, acessivel e sem estrelismos. Pelo que eu percebi dos outros religiosos, era um homem de firmeza, de diálogo”, recorda o professor de 40 anos.
Sandson diz que foi surpreendido com o anúncio do novo papa durante a tarde. “Eu estava fazendo terapia. Nunca imaginava em 2013 que ele seria o papa. Quando falei com ele comentei de onde era, do colégio onde dava aula. Acredito que é um homem que vai fazer bem para a igreja”.
Novo pontífice
O cardeal americano Robert Prevost é o novo papa. O chefe da Igreja Católica foi apresentado ao mundo na sacada da Basílica de São Pedro, na tarde desta quinta-feira (08), onde deu a tradicional benção, após ser referendado pelos ritos de anúncio pelo cardeal francês Dominique Mamberti. Ele é o 267º sucessor do apóstolo Pedro e substitui Francisco, morto em 21 de abril.
Conheça a história de Prevost aqui.
O post Cerveja e frango com quiabo: Papa Leão XIV já visitou BH em duas oportunidades apareceu primeiro em BHAZ.