No vai e vem da cidade, um coletivo convida mulheres a se redescobrirem por meio de uma transformação completa. É assim que funciona o trabalho do “Vingadores da Beleza”, um grupo de profissionais que aborda mulheres para oferecer, gratuitamente, tratamentos de cabelo e maquiagem em Belo Horizonte. Neste Dia das Mães, a iniciativa fez a diferença no bairro Paulo VI, região Nordeste da capital mineira.
Ao BHAZ, Rafaele Gomes, de 31 anos, explica que o projeto surgiu no fim do ano passado, mas a a ideia já estava com ela desde muito antes, quando começou a trabalhar como trancista. Ela lembra que tinha 19 anos quando começou a fazer os atendimentos em um banco na Praça Sete, no Centro de BH.
“Eu tinha um banquinho, uma blusinha preta, uma mala rosa e um sonho. As mulheres que viam o meu atendimento me abordavam e perguntavam. Aí eu vi que elas tinham esse desejo de se sentir bonitas, mas a trança é uma arte que nem todo mundo pode pagar. Foi aí que eu pensei ‘não, eu tenho que ajudar essas mulheres”, inicia.
A ideia permaneceu guardada até que, em novembro de 2024, a trancista resolveu tirá-la do papel com a ajuda de alguns amigos que também trabalham no ramo da beleza. “Falei com meu amigo que era um projeto da gente levar a nossa arte para as ruas e e com isso ajudar mulheres. Na hora ele topou”.
Hoje, além de Rafaele, o “Vingadores da Beleza” conta com mais três integrantes: Laysa Gonçalves (trancista), Igor Martins (fotógrafo e videomaker) e Iago Hipólito (maquiador). O nome faz alusão ao grupo de super-heróis, que, assim como os mineiros, transformam os cenários por onde passam.
As ações funcionam assim: os quatro saem às ruas à procura de alguma mulher que aceite participar da transformação. Assim que uma candidata aparece, o grupo se mobiliza para fazer cabelo, maquiagem e uma sessão de fotos completa da sortuda do dia.
A sortuda dessa vez foi a Yolanda Oliveira, moradora do Paulo VI e mãe de três meninos. Ela deu uma pausa nas compras para o almoço de domingo para aproveitar o momento de embelezamento e fazer uma sessão de fotos. O BHAZ acompanhou a ação:
Ver essa foto no Instagram
“É muito gratificante para a gente, porque quando a gente decidiu montar os ‘Vingadores da Beleza’, cada um de nós estava passando por uma etapa muito difícil na vida. Então, a gente se ajuda, um ao outro. E ver o sorriso, ver o o semblante de cada mulher na rua. Ver a emoção de cada uma delas para mim é fora do normal, é surreal. A gente emociona todas as vezes, porque se a gente pudesse pegar todas elas e colocar numa caixinha, cuidar de uma por uma, a gente fazia”, descreve Rafaela.
Já Yolanda comemorou o resultado: “Eu amei a experiência, nunca tinha feito tranças. Eu achei muito bacana, uma boa oportunidade para o dia das mães. Já estou maquiada, com o cabelo arrumado, agora é só arrumar um rolê”.
O post Dia das Mães: coletivo oferece serviços de cuidado e beleza a mulheres em BH apareceu primeiro em BHAZ.