Para muitos brasileiros, o sonho de morar na Itália pode estar cada vez mais próximo. Graças ao conceito de jus sanguinis, em tradução para o português, “direito de sangue”. Trata-se de um princípio legal que permite a obtenção de cidadania com base na ascendência familiar. Em diversos países europeus, como a Itália, esse princípio é amplamente utilizado para conceder nacionalidade a descendentes de cidadãos. Portanto, isso possibilita que indivíduos com ascendência italiana possam não apenas obter a cidadania, mas também usufruir dos benefícios de morar, trabalhar e estudar na União Europeia.
Por isso, na Itália, o governo tem simplificado os procedimentos para descendentes de imigrantes, especialmente aqueles que residem na América Latina. desta forma, o acesso à cidadania e ao passaporte italiano ficam mais fácil. Para isso, é necessário comprovar a ligação direta com um antepassado italiano, sendo que sobrenomes históricos podem agilizar o processo.
Cidadania da Itália: Como solicitar?
O processo de solicitação de cidadania italiana envolve a comprovação de parentesco direto com um cidadão italiano. O Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália (MAECI) reconhece a descendência ligada ao país, especialmente se o solicitante possuir um sobrenome tradicional italiano. Isso é particularmente relevante para sobrenomes oriundos do norte ou do sul da Itália.
Embora possuir um sobrenome italiano possa facilitar o processo, não garante automaticamente a cidadania. É preciso atender a alguns critérios adicionais para que aprovem o pedido. É importante destacar que, se a via paterna fizer a solicitação, não há limite de gerações. No entanto, por via materna, o requerente deve ter nascido após 1º de janeiro de 1948.
Sobrenomes que podem facilitar o processo:
Alguns sobrenomes italianos são considerados históricos. Por isso, podem dar prioridade no processo de cidadania. Entre eles, destacam-se:
- Abate, Labate, Abatantuono
- Bianchini, Bianchetti, Biancone
- Espósito, Fiore, Flores
- Giani, Giovannetti, Larossa
- Risso, Ricci, Sorace
- Zanella, Zanoli, Zannier
Por fim, é importante ressaltar que ter um desses sobrenomes não é garantia de aprovação. Os candidatos devem atender a todos os requisitos legais e apresentar a documentação necessária para comprovar o vínculo com o antepassado italiano.
Leia mais
O post Itália pode facilitar cidadania para quem tiver estes sobrenomes; confira apareceu primeiro em RSVP.