Belo Horizonte recebe, até este sábado (17), a Semana do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a Semana S, promovida pela Fecomércio-MG. O evento acontece no Expominas e oferece uma programação diversificada, como o Feirão de Empregos, oficinas, atendimentos gratuitos na área da saúde, experiências interativas, palestras e ações voltadas para a inovação. Todas as atividades são gratuitas, com exceção dos shows, que têm ingressos no valor de R$ 25.
A Semana S espera receber cerca de 40 mil visitantes até o encerramento do evento. Por meio do Senac e do Sesc e com apoio da Confederação Nacional do Comércio (CNC), a Fecomércio-MG busca impulsionar o desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais, oferecendo 10 mil vagas de emprego em grandes empresas do setor.
Com investimento de 30 milhões, Kyria Viegas, gerente de atendimento e experiência do Senac, explica que a Semana S mostra o que o Sistema Fecomércio-MG, Senac e Sesc oferecem não apenas para os empresários, mas para toda a população. “A principal característica é ser um evento plural, que abrange todas as idades. Tem atividades para idosos, crianças, adolescentes e adultos”, afirma.
A programação completa pode ser conferida no site da Fecomércio-MG. Já as inscrições podem ser feitas neste link.
Oportunidades de emprego
Um dos grandes destaques da Semana S é o Feirão de Empregos, com objetivo de aproximar profissionais do mercado de trabalho, facilitando a conexão com empresas e contribuindo para a redução do desemprego em Minas Gerais.
Segundo Kyria, a iniciativa visa contribuir com as empresas, que enfrentam a falta de mão de obra qualificada, e as pessoas que buscam uma oportunidade. “O Feirão de Empregos conta com mais de 28 empresas presencialmente, sendo que algumas delas estão contratando imediatamente. Então, a pessoa pode sair daqui contratada”, contou ao BHAZ.
Os candidatos passarão por uma triagem e, em seguida, serão encaminhados às empresas participantes. Entre elas estão grandes nomes como EPA, Mart Minas, Supernosso, Drogaria Araújo, Droga Clara, Verdemar e Petz.
Além das vagas de emprego, a Semana S também oferece diversos serviços gratuitos à população, como emissão de documentos (carteira de identidade e carteira de trabalho), oficina de elaboração de currículo, mapeamento de perfil profissional, corte de cabelo, maquiagem básica e fotografia profissional.
Atrações musicais
Durante os dias de evento, a Semana S contará com o show do grupo Raça Negra, na sexta-feira (16). Já no sábado (17) acontece a comemoração dos 30 anos do projeto Minas ao Luar. A abertura será com os Barões da Pisadinha, às 16h30. Em seguida, às 18h30 a banda baiana Timbalada sobe ao palco e convida o bloco Juventude Bronzeada. Para encerrar, às 20h30, o cantor Daniel apresenta os grandes sucessos que embalaram uma geração.
O valor do ingresso é social, equivalente ao preço de cinco litros de leite. A arrecadação será revertida em doações do Sesc Mesa Brasil, programa voltado ao combate à fome e ao desperdício de alimento.
Saúde e bem-estar
A Semana S oferece serviços gratuitos de saúde, como aferição da pressão arterial, orientações médicas, oftalmologia, serviços odontológicos e saúde bucal, além de atividades físicas.
Já para as crianças há atividades como oficinas lúdicas, contação de histórias, brinquedoteca, jogos educativos e experiências interativas. Entre elas, o Desafio de Robótica e Jogo da Velha, projetos e iniciativas do Sesc e do Senac, além de experiências de realidade virtual do Congresso Eduko 2025.
O post ‘A pessoa pode sair daqui contratada’: Semana S oferece 10 mil vagas de emprego e programação gratuita em BH apareceu primeiro em BHAZ.