
Segundo o ministro da Agricultura e produtores, a precaução é para que, na exportação, não haja contato entre carcaça de animal contaminado e animais vivos do país de destino. Não há risco para a população, afirma ministro sobre 1º caso de gripe aviária
A suspensão de compra de frango do Brasil por alguns países foi anunciada após o registro do 1º caso na história de gripe aviária em uma granja comercial nacional.
O Ministério da Agricultura, no entanto, reforça que a gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne de aves e ovos porque o cozimento elimina o vírus H5N1, causador da doença.
➡️ Então, por que países deixam de comprar o frango brasileiro?
Segundo o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, o risco é que, na exportação, seja transportada a carcaça do animal contaminado e aconteça o contágio em granjas daquele país.
“Não é o consumo humano que está em risco, e sim a contaminação sanitária dos plantéis comerciais”, afirmou Fávaro, em entrevista à GloboNews na última sexta-feira (16).
Segundo a ABPA, a associação de produtores, trata-se de uma precaução para algo que seria bastante difícil de acontecer, já que seria necessário o contato de uma eventual carcaça contaminada com uma ave viva.
Para o consumidor, não há risco “até porque as pessoas não podem consumir carne de frango in natura, nem ovos, porque há risco até de outras doenças, como, por exemplo, a salmonella. O processo de cozimento elimina por completo o vírus”, afirmou Fávaro.
“O risco de infecção humana é baixo e não ocorre pelo consumo de carne ou ovos, mas sim por contato direto com aves doentes ou com ambientes contaminados. É importante evitar o contato com aves mortas ou doentes.”, disse o Ministério da Saúde ao g1.
O Brasil nunca teve um caso de gripe aviária em humano. “Até o momento, não há casos confirmados de infecção humana pelo vírus, nem casos em investigação no país”, informou o ministério.
Humanos podem pegar gripe aviária? TIRE DÚVIDAS
Gripe aviária: entenda se é possível se contaminar comendo carne de frango
Acordos diferentes
O Brasil é o maior exportador de frango no mundo e o terceiro maior produtor. Depois da China, os maiores compradores das aves brasileiras no exterior são os Emirados Árabes e o Japão, segundo a associação de produtores, a ABPA.
Os países têm suas próprias regras sanitárias e as exportações precisam respeitar esses limites. Além disso, existem acordos que preveem a suspensão das compras automaticamente, como no caso de a gripe aviária atingir a produção comercial.
Nesta situação, para China, maior compradora do frango brasileiro, e a União Europeia, o protocolo é suspender as vendas automaticamente de todos os estados produtores.
Foi o que aconteceu com a China durante o mês de julho do ano passado, devido a um foco de outra doença, Newcastle, também no Rio Grande do Sul.
O governo brasileiro decretou emergência zoossanitária, por conta dessa contaminação, até agosto de 2024. A partir daí, a China retomou a compra do frango nacional, mas manteve a restrição ao RS.
O Rio Grande do Sul é o terceiro maior produtor de frango no país, atrás do Paraná e de Santa Catarina. No caso de ovos, a liderança é de São Paulo.
O ministério diz que tem trabalhado ativamente para que, nas negociações de acordos sanitários internacionais, os países parceiros reconheçam o princípio de regionalização, preconizado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).
Por ele, a exportação fica restrita a um raio de 10 quilômetros do foco da doença.
Segundo o governo, países como Japão, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Filipinas, o Brasil já aprovaram o bloqueio menos abrangente que o da China e da UE.
“Nenhum país do mundo conseguiu segurar tanto tempo depois da chegada em animais silvestres . O Brasil conseguiu (por) mais (de) 2 anos. Com isso, revisamos diversos protocolos sanitários”, afirmou Fávaro.
Os Estados Unidos sofreram recentemente com os casos de contaminação em granjas, o que levou à morte de centenas de milhares de aves e fez o preço dos ovos disparar naquele país. Com isso, os EUA passaram a comprar este alimento do Brasil.
Raio X da produção e venda de carne de frango do Brasil
Arte g1
Brasil registrou o 1º caso de gripe aviária em uma granja comercial nacional.
Arquivo/Agência Brasil