A Secretaria Municipal de Saúde vai enviar mais 300 doses de vacinas contra a gripe para uma ação que ocorre na estação de metrô Santa Efigênia, na região Leste de Belo Horizonte. A iniciativa, realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) em parceria com a concessionária, previa aplicar 300 doses até as 16h desta quarta-feira (21). No entanto, como o estoque se esgotou antes do horário previsto, o município decidiu reforçar o ponto de vacinação com novas doses ainda hoje.
Podem se vacinar as pessoas a partir de seis meses, sendo necessário apresentar o documento de identificação com foto, CPF e o cartão de vacina.
Conforme a PBH, já foram aplicadas mais de 572 mil doses do imunizante. Desse total, cerca de 283 mil foram administradas nos grupos definidos pelo Ministério da Saúde para cálculo de cobertura vacinal, que são as crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias (22,8%), idosos com 60 anos ou mais (49,2%) e gestantes (22,9%). A capital alcançou 42,4% de cobertura, sendo que a meta é 90%.
As doses que a rede SUS-BH oferta são trivalentes, ou seja, protegem contra influenza A (H1N1 e H3N2) e influenza B. A vacina está disponível nos 153 centros de saúde da capital, no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante e em postos extras. Os endereços podem ser consultados no portal da prefeitura.
O post Vacinação no metrô de BH: estoque de doses contra a gripe esgota e PBH envia novos imunizantes apareceu primeiro em BHAZ.