André Joazeiro – Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia
| Foto: José Simões / Ag. A TARDE
Ele também destacou a presença de estudantes da rede pública de ensino da Bahia no evento e pontuou que é necessário inseri-los no mundo da tecnologia e inovação.“Fazer o público de ciência lá dentro da escola…acho que a gente precisa agora trazer eles para fora das redes, para dentro do mundo real. Essa meninada precisa começar a aprender como é que a coisa funciona”, destacou o secretário. Gerente Executiva do Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação da Petrobras – CENPES, Lilian Melo afirmou que a estatal está pronta para voltar a investir em pesquisas na Bahia.“Vamos recompor nossas reservas para que a gente não perca a nossa autossuficiência, que a gente conquistou garridamente, e protagonizar o sentimento ali da transição energética. Eu me sinto bastante confortável de dizer que a gente está pronto para isso. Dentro do nosso centro tecnológico, entendemos o impacto que esse desenvolvimento pode ter, ele transcende as nossas fronteiras, e a gente vai fazer isso com muita parceria”, disse.
Na foto, Lílian Melo – gerente executiva do Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação da Petrobras – CENPES com Devid Bacelar, coordenador geral da FUP (Fundação única dos Petroleiros)
| Foto: José Simões / Ag. A TARDE
PoçoEm entrevista ao Grupo A TARDE, o coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, revelou com exclusividade que no próximo dia 27 de maio, a Petrobras irá perfurar um novo poço de petróleo no Parque Taquipe, em São Sebastião do Passé, na Bahia, depois de um longo período.”Depois de quase sete anos, teremos a primeira perfuração de um novo poço de petróleo aqui na Bahia. Esse investimento de quase R$ 16 bilhões será para novas perfurações e melhorias de poços já existentes”, anunciou Deyvid. Na ocasião, o governador Jerônimo Rodrigues também estará no evento para celebrar o investimento no estado.Ciclo de ConexõesO Ciclo de Conexões inaugura uma agenda contínua de articulação entre os diversos atores dos ecossistemas de CT&I, com foco em pesquisa aplicada, inovação tecnológica e impacto socioeconômico.