A rede de hotéis portugueses Vila Galé inaugurou, neste sábado (24), a primeira unidade em Minas Gerais. E o BHAZ foi convidado para conferir todos os detalhes do novo empreendimento, localizado no distrito de Cachoeira do Campo, em Ouro Preto. Com 311 quartos, o Vila Galé Collection Ouro Preto impressiona pela estrutura. São três restaurantes, dois bares, cinco piscinas aquecidas, capela, biblioteca, cinema, discoteca, clube infantil, ateliê, sete salas de convenções, auditório, sala de jogos, spa e até um museu.
Mas, não para por aí! O resort também conta com atividades recreativas, como pista de kart, lago com tirolesa e pedalinho, trampolim, quadras poliesportivas, passeio de cavalo e charrete no haras, trilhas ecológicas, horta pedagógica, caiaque, passeio de jipe, bicicleta e até balão de ar quente incluem o roteiro de atividades oferecidas pelo hotel.
Reservas
As reservas já estão abertas, com diárias a partir de R$ 1.200 – incluso café da manhã. Apesar de inaugurado, o hotel está em obra. Alguns detalhes e reformas ainda estão sendo finalizados. No momento, 215 dos 311 apartamentos anunciados estão em operação. A expectativa é que todas as unidades estejam funcionando até meados de junho.
Como nos demais hotéis da rede, a unidade de Ouro Preto também é temática. Os quartos fazem referência a ícones culturais e arquitetônicos da região, como a Real Coudelaria, o Santuário do Coração de Jesus, a Igreja de São Francisco de Assis, Aleijadinho, entre outros. Cada quarto ainda apresenta uma imagem de uma pedra preciosa e semipreciosa.
De acordo com o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, a chegada do Vila Galé —primeira bandeira internacional a se instalar em Minas em mais de três décadas — marca uma nova fase do turismo no estado. “Minas Gerais se reinventa e se reposiciona no cenário global com experiências únicas, acolhimento genuinamente mineiro e segurança institucional para o investidor”, destaca.
Patrimônio histórico
A unidade fica localizada no imóvel histórico que abrigou o 1º Quartel do Regimento de Cavalaria de Minas Gerais, em 1779, e, posteriormente, o tradicional colégio Dom Bosco. A escolha do local provocou algumas discussões, já que eu o espaço é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG). Apesar dos debates, a rede portuguesa afirma que o espaço foi cuidadosamente recuperado com o intuito de integrar “hospitalidade e memória”.
“Recuperar este edifício em Ouro Preto é mais do que abrir um hotel. É trazer de volta à vida um espaço com história e alma, contribuindo para o desenvolvimento do turismo e da economia local, como temos feito em Portugal e no Brasil”, afirma Jorge Rebelo de Almeida, presidente e fundador da Vila Galé.
As tratativas para a instalação do Vila Galé em Ouro Preto começaram em 2021, com negociações entre o governo de Minas, por meio da agência Invest Minas, os Salesianos e o grupo hoteleiro português. Quatro anos depois, o hotel abre as portas para o público. Com investimento de 120 milhões, o resort gerou 120 empregos diretos e mais de 600 postos de trabalho indiretos.
Fotos















O post Vila Galé inaugura hotel em Ouro Preto; veja fotos e curiosidades apareceu primeiro em BHAZ.