Andamos no Fiat Fastback Impetus T200 Hybrid, que é uma versão intermediária do modelo e que tem como um dos principais atrativos ser a proposta eletrificada mais acessível da marca, apostando no design arrojado e no sistema híbrido-leve para atrair o consumidor urbano em busca de eficiência sem abrir mão do estilo. Aliás, esse teto estilo “cupê” continua caindo no gosto do consumidor brasileiro. Também merecem destaque o bom nível do acabamento interno, o amplo porta-malas e alguns itens de conforto e segurança presentes na lista de equipamentos de série.

O estilo SUV-cupê do Fiat Fastback Impetus T200 Hybrid caiu no gosto da galera. Também chamam a atenção as bonitas rodas de 18 polegadas, os faróis e luzes totalmente em LED e a grade dianteira em estilo colmeia e na cor preto brilhante.
Porta-malas de 600 litros
Além da beleza, o estilo do Fastback garante uma abertura ampla da tampa, facilitando o acesso ao generoso porta-malas de 600 litros – um dos maiores da categoria, que ainda pode ser ampliado devido ao rebatimento do encosto do banco traseiro em 1/3 e 2/3.

Outro destaque do carro é o bom acabamento interno. A cabine traz apliques que imitam alumínio e os bancos são revestidos em couro. Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com ajustes de altura do banco e de altura e profundidade do volante.
Conforto do Fiat Fastback Impetus T200 Hybrid
Além do bom acabamento, o interior tem central multimídia flutuante de 10,1 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, ar-condicionado digital com saídas traseiras, carregador por indução, iluminação no porta-luvas e sistema de navegação nativo.

Por outro lado, o acesso ao banco traseiro é prejudicado pelo teto baixo e pela curvatura da carroceria. Passageiros com mais de 1,80 m encostam a cabeça no teto e o espaço para pernas é um pouco limitado devido ao entre-eixos curto (2,53 m).
Condução semiautônoma
Na lista de itens de série do Fiat Fastback Impetus T200 Hybrid estão sensor de chuva, câmera de ré com boa definição e diversos recursos de condução semiautônoma, como frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa e farol alto automático.

Diferente dos híbridos plenos, o modelo avaliado é um híbrido leve, unindo o motor 1.0 turbo T200 de três cilindros(125/130 cv e 20,4 kgfm) a um pequeno motor elétrico de 3 kW (4 cv e 1 kgfm), que substitui alternador e motor de partida, atuando nas partidas, retomadas e em pequenas acelerações.
Energia do Fiat Fastback Impetus T200 Hybrid
A energia elétrica é gerada por duas baterias de 12 volts – uma de chumbo-ácido (68Ah) no cofre do motor e uma de íon-lítio (11Ah) sob o banco do motorista. O gerenciamento é feito pelo módulo de comutação DBSM, que alterna a carga entre elas.

Nas frenagens e desacelerações do Fiat Fastback Impetus T200 Hybrid, ocorrem as regenerações de energia. Segundo a Fiat, o sistema pode recuperar até 25% da energia que seria desperdiçada em um carro convencional.
Fluxo de energia
O funcionamento do sistema “híbrido” é exibido no quadro de instrumentos digital, que exibe o fluxo de energia entre o motor a combustão e a bateria. Não há modo 100% elétrico e o motorista não tem como desativar o start-stop.

Na prática, o desempenho do Fiat Fastback Impetus T200 Hybrid não é muito diferente da versão com motor somente a combustão. O câmbio CVT de sete marchas simuladas trabalha de forma afinada com o motor, apesar de um pouco de demora nas respostas.
Consumo do Fiat Fastback Impetus T200 Hybrid
Mas, no modo Sport, o motor térmico opera em rotações mais altas, garantindo respostas um pouco mais rápidas. O consumo registrado pelo computador de bordo com gasolina (12,2 km/l na cidade e 14,6km/l na estrada) é um pouco melhor que a versão com motor a combustão.

Para realizar manobras em vagas apertadas e lugares com pouco espaço, o motorista conta com a boa calibragem da assistência elétrica da direção, retrovisores de bom tamanho, câmera de ré, bom diâmetro de giro e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.
A suspensão do Fiat Fastback Impetus T200 Hybrid privilegia o conforto, mas segura bem a carroceria nas curvas mais fechadas. Fora do asfalto, a boa altura do solo ajudou na hora de encarar uma estrada de terra com piso ruim.
Texto e fotos: Eduardo Aquino

Ficha Técnica
Motor – Sistema híbrido, que une um motor a combustão de três cilindros, dianteiro, transversal, flex, de 999cm³ de cilindrada, com injeção direta de combustível, que gera potências de 125cv (gasolina) e de 130cv (etanol) a 5.750rpm e torque de 20,4kgfm (gasolina ou etanol) a 1.750rpm; e outro elétrico, dianteiro, transversal, de 12V (3kW)
Transmissão – Tração dianteira e câmbio do tipo CVT, com sete marchas simuladas
Direção – Assistência elétrica
Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, do tipo eixo de torção
Dimensões – Comprimento, 4,42m; largura, 1,77m; altura, 1,54m; e entre-eixos, 2,53m
Altura mínima do solo – 19,2cm
Ângulo de entrada – 20,3°
Ângulo de saída – 24,2°
Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
Rodas e pneus – Rodas de liga de 18 polegadas, calçadas com pneus 215/45 R18
Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 400 quilos
Porta-malas – 600 litros
Tanque – 45 litros
Peso (em ordem de marcha) – 1.271 quilos

Principais equipamentos – Pacote ADAS (frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança involuntária de faixa e comutação automática de farol alto), quatro airbags, ar-condicionado automático e digital, controles eletrônicos de tração e estabilidade, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bipartido 60/40 e rebatível, bancos revestidos em couro, câmera traseira em alta definição com linhas adaptativas, central multimídia com tela de 10,1 polegadas do tipo touchscreen, Apple Car Play e Android Auto wireless, Comandos de Voz, Bluetooth, MP3, Rádio AM/FM e entrada auxiliar; portas USB (2): USB Tipo A e Tipo C; comandos de áudio e painel de instrumentos no volante, computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), direção elétrica, sinalização de frenagem de emergência), faróis de neblina dianteiros com função cornering lamps, faróis em LED, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, indicador de troca de marcha, grade Preta normal com Logo Fiat e Fiat Flag, assistente de partida em rampa, monitoramento de pressão dos pneus, lanterna traseira em LED, LED DRL, maçanetas na cor do veículo, modo Sport com botão de acionamento no volante, aletas para mudança de marcha no volante, controle automático de velocidade, quadro de instrumentos com tela de 7 polegadas Full Digital multifuncional com relógio digital, calendário e informações do veículo em TFT personalizável; retrovisores externos na cor preta, roda de 18 polegadas com acabamento diamantado, saídas do ar-condicionado para os bancos traseiros, sensores de chuva e de luminosidade, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, tapetes de carpete, TC+ (Electronic Locker), teto bicolor, USB traseira (Tipo A), volante com regulagem de altura e profundidade, volante com revestimento em couro e carregador de celular por indução.
Preços – R$ 165.990,00. Com pintura metálica Azul Amalfi (R$ 1.990,00) sobe para R$ R$ 167.980,00. Mais pacote Connect Me (R$ 2.990,00), sobe para R$ R$ 170.970,00.
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