Substituição diesel no cofre do motor do Jeep Commander Overland: sai o 2.0, de 170cv e 38,7kgfm de torque, e entra o 2.2, que gera 200cv de potência e 45,9kgfm de torque. O câmbio continua sendo o automático de nove marchas, mas com uma nova calibragem para extrair melhor toda a força do novo motor; e a tração também continua a 4×4 sob demanda. A mudança trouxe um novo fôlego para o Jee Commander a diesel, que proporciona boas acelerações (agora, ele sai da inércia e chega aos 100km/h em manos de 10 segundos) e retomadas de velocidade, trazendo ainda mais confiança nas ultrapassagens. Os níveis de consumo também são bem razoáveis para um SUV desse porta, que pesa quase duas toneladas. Fora do asfalto, em trechos que participamos de uma edição do Jeep Nature, o Jeep Commander Overland 2.2 também mostrou boa desenvoltura, não apenas pela tração 4×4, mas pela boa altura do solo, o bom ângulo de entrada e os recursos para o fora-de-estrada. O preço é um pouco elevado, mas as listas de equipamentos de conforto, segurança e condução semi-autônoma são bem recheadas.

Na frente, destaque para as sete barras características da marca Jeep na grade em colmeia, com detalhes em black piano; para os faróis e as luzes diurnas e de neblina totalmente em LED e para a tomada de ar inferior na cor preta.
Rodas elegantes e esportivas
De perfil, chamam a atenção as rodas de liga de 19 polegadas escurecidas com desenho que mistura elegância e esportividade; o teto, as colunas e as capas dos retrovisores na cor preta e as maçanetas das portas na cor da carroceria.

A proposta de design mais elegante e familiar do Jeep Commander Overland na traseira é composta pela barra cromada que “une” as lanternas totalmente em LED de três elementos e o escapamento duplo, que é exclusivo das versões com motor Hurricane.
Acabamento do Jeep Commander Overland
O acabamento interno é de boa qualidade, com destaque para os bancos com revestimento em couro e Suede na cor marrom, também presente no painel; e para os delhes imitando metal e em black piano.

Em termos de espaço interno, o Jeep Commander Overland transporta sete pessoas, acomodando com certo conforto crianças menores nos dois últimos bancos. O acesso é facilitado pela reclinação e deslocamento longitudinal da segunda fileira de bancos.
Porta-malas
A capacidade do porta-malas é muito boa (de 661 litros) quando se transporta apenas cinco passageiros, pois a última fileira rebate completamente e há ganchos para fixar a carga. Com sete pessoas a bordo, a capacidade cai para 233 litros.

Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com regulagens elétricas (de 6 posições) do banco e ajustes de distância e de altura da coluna de direção. O volante tem boa pega e abriga os comandos do multimídia, áudio e computador de bordo.
Multimídia do Jeep Commander Overland
Com uma tela de 10,1 polegadas e sensível ao toque, posicionada no centro e no alto do painel, o sistema multimídia vem com com Adventure Intelligence Plus e com Alexa in vehicle (Apple Carplay e Android Auto com espelhamento sem fio).

Também é de fácil visualização as informações no quadro de instrumentos totalmente digital, que tem tela de 10,25 polegadas e pode ser configurado pelo motorista de acordo com as suas preferências.
Dimensões generosas
Para manobrar um modelo com as dimensões do Jeep Commander Overland, o motorista conta com boa calibragem elétrica da direção, câmera de ré de boa resolução, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e sistema de estacionamento semiautônomo (Park Assist).

Na lista de itens de segurança, estão sete airbags (frontais, laterais, de cortina e para os joelhos do motorista), controles de tração e estabilidade, controle eletrônico anti-capotamento, sistema Isofix para fixar cadeirinhas e monitoramento da pressão dos pneus.
Pacote do Jeep Commander Overland
O pacote de equipamentos de condução semiautônoma inclui sistema ativo de direção, controle automático de velocidade adaptativo com sistema Stop & Go, farol alto automático, detector de fadiga do motorista, reconhecimento de placas de trânsito e aviso de colisão frontal com frenagem de emergência com detecção de pedestres.

Em termos de conforto, destaque para o ar-condicionado dual zone e ajuste de intensidade para as fileiras traseiras, portas USB nas três fileiras de assentos, navegação GPS, sistema de som premium de 450W e carregador de celular por indução.
Seal Inside
Outra novidade do Jeep Commander Overland são os pneus com tecnologia Seal Inside, que possibilita rodaro sem perda de pressão do ar, prevenindo 85% dos casos de perfurações de até 5mm na banda de rodagem. Mas tem também estepe de emergência.

Um dos principais pontos positivos do Jeep Commander Overland está debaixo do capô: o novo motor 2.2 turbodiesel, que gera 200cv de potência e 45,9kgfm de torque, que substitui o 2.0 turbodiesel, de 170cv e 38,7kgfm de torque.
Fôlego do Jeep Commander Overland
Com o novo motor, que aumentou bastante o fôlego do Jeep Commander Overland, que acelera de 0 a 100km/h em menos de 10 segundos e alcança a máxima de 205km/h. E tem retomadas de velocidade bem vigorosas, garantindo ultrapassagens seguras.

O câmbio automático de nove marchas ajuda bastante na performance, aproveitando bem toda a força do motor e oferecendo a possibilidade de trocas manuais por meio de “borboletas junto ao volante”, que torna as trocas mais rápidas.
Consumo razoável
Além disso, o nível de consumo é bem razoável para um SUV que pesa quase duas toneladas. Em nosso teste, com dois adultos a bordo e ar-condicionado ligado, o computador de bordo registrou médias em torno de 10,2km/l na cidade e de 13km/l na estrada.

Em um percurso da edição 2025 do Jeep Nature, com trechos bem desafiadores, o Jeep Commander Overland mostrou boa desenvoltura, ajudado pela tração 4×4 (com reduzida), o seletor de terrenos, uma boa altura do solo e razoáveis ângulos de entrada e saída.
A suspensão, que tem conjuntos independentes do tipo McPherson na dianteira e na traseira, foi recalibrada para a nova performance do SUV e consegue filtrar bem as irregularidades do piso e segurar bem as quase duas toneladas do Jeep nas curvas.
Texto e fotos: Eduardo Aquino

Ficha Técnica
Motor – Transversal, quatro cilindros em linha, 2.184cm³ de cilindrada, 16 válvulas, turbodiesel, que gera 200cv de potência a 3.500rpm e 45,9kgfm de torque a 1.500rpm
Transmissão – Tração 4×4 e câmbio automático de nove marchas
Direção – Assistência elétrica
Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, independente, do tipo McPherson
Dimensões – Comprimento, 4,77m; largura, 1,86m; altura, 1,68m; e entre-eixos, 2,79m
Altura mínima do solo – 21,3cm
Ângulo de entrada – 26,4°
Ângulo de saída – 24,4°
Freios – Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira
Rodas e pneus – Rodas de liga de 19 polegadas, calçadas com pneus 235/50 R19
Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 400 quilos
Porta-malas – 661 litros (cinco lugares) e 233 (sete lugares)
Tanque – 61 litros
Peso (em ordem de marcha) – 1.943 quilos

Principais equipamentos – Abertura eletrônica do porta-malas com sensor de presença, banco do motorista com memória, bancos premium em couro e Suede na cor marrom, central multimídia com tela sensível de 10,1 polegadas com Adventure Intelligence Plus com Alexa in vehicle (Apple Carplay e Android Auto com espelhamento sem fio), Off Road Pages (Assistente de informações de trilha), pintura das partes plásticas na cor da carroceria, pneus com tecnologia Seal Inside, teto solar elétrico e panorâmico Command View, Adventure Intelligence Jeep, acendimento automático dos faróis, ajuste do volante em altura e profundidade, aletas para trocas de marcha no volante (Borboletas), ar-condicionado de duas zonas e ajuste de intensidade para as fileiras traseiras, aviso de colisão frontal com frenagem de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, aviso de mudança de faixas, banco do passageiro rebatível, banco elétrico para o motorista (6 posições), câmera de estacionamento traseira, computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), comutação automática de faróis, console central com acabamento cromado, controles de tração e estabilidade, controle eletrônico anti capotamento, detector de fadiga do motorista, estepe de uso emergencial, faróis de neblina em LED, faróis dianteiros Full LED, freio de estacionamento eletrônico, friso cromado por toda a extensão das janelas do veículo, ganchos de fixação de carga no porta-malas, controle de descida, assistente de partida em rampa, iluminação do porta-malas, indicador de seta dinâmico, sistema Isofix para fixar cadeira infantil, Jeep Healthy Cabin, lanterna traseira em LED, luzes diurnas em LED, monitoramento de pontos cegos, painel de instrumentos Full Digital e HD com tela de 10,25 polegadas, painel frontal em Suede com acabamento cromado, panic break assist, pavimento do porta malas com revestimento duplo, controle automático de velocidade, controle automático de velocidade adaptativo, portas USB nas três fileiras de assentos, protetor de cárter, rack do teto com acabamento cromado, reconhecimento de placas de trânsito, remote start (partida remota), Seletor de terrenos (Selec-Terrain), sensor de chuva, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sete airbags (Frontais, laterais, de cortina e para os joelhos do motorista), sistema Auto Hold, sistema de estacionamento semiautônomo (Park Assist), monitoramento da pressão dos pneus, sistema de navegação GPS, sistema de som Premium Harman-Kardon de 450W (9 alto-falantes + subwoofer) e tecnologia Fresh Air, tampa de cobertura do porta-malas, tapetes dianteiros e traseiros em carpete, teto pintado em preto, tração 4×4 Jeep Active Drive Low, travas elétricas nas portas e porta malas (travamento automático a 20km/h, trava de tampa do combustível, indicador de portas abertas), USB Tipo C, volante com acabamento em couro, carregador de celular por indução, 2ª fileira de assentos reclináveis e com deslocamento longitudinal de 14cm e 3ª fileira de assentos reclináveis.
Preços – R$ 314.490,00. Com pintura perolizada (R$ 3.000,00), sobe para R$ 317.490,00.
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