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O achado mais intrigante veio de um complexo subterrâneo, onde arqueólogos descobriram sinais claros de culto cristão primitivo, datados do século 3. Havia um altar improvisado com a tampa de um sarcófago invertida e dois enormes vasos de pedra.Além disso, grafites com inscrições como “Kyrie Iesou” (“Senhor Jesus”) e desenhos de cruzes indicam que o local era considerado sagrado já nos primeiros séculos do cristianismo.Por que não em Kafr Kanna?A teoria tradicional que aponta Kafr Kanna como a Caná da Galileia nunca foi confirmada por escavações arqueológicas. Nenhum vestígio de um assentamento judaico do período romano foi encontrado debaixo da atual cidade, o que pesa contra a identificação.De acordo com o Dr. James Tabor, da Universidade Hebraica de Jerusalém, a escolha de Kafr Kanna como destino dos peregrinos medievais pode ter sido mais prática do que precisa.“Era muito mais fácil chegar a Kafr Kanna, a poucos quilômetros de Nazaré, do que escalar as colinas áridas de Khirbet Qana sob o sol forte do Oriente Médio”, explicou Tabor em entrevista ao The Mail.Para os estudiosos envolvidos na pesquisa, a combinação das evidências judaicas e cristãs encontradas em Khirbet Qana é forte o bastante para considerar o sítio como o provável local do primeiro milagre de Jesus.“Tudo indica que Khirbet Qana foi identificado como a Caná do Novo Testamento desde muito cedo”, afirmou McCollough em artigo publicado pela Biblical Archaeology Society.