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Adquiridas pelo governado da Bahia em 2024 por R$ 793,7 milhões, as 40 composições, cada uma com sete carros, divididas em três partes, foram compradas do governo de Mato Grosso e serão pagas em quatro parcelas anuais.O envio da 40ª composição encerra a fase de transporte dos trens para São Paulo. De acordo com o cronograma, as primeiras unidades devem começar a ser transferidas para a capital baiana a partir de dezembro de 2025.A expectativa é que a primeira locomotiva chegue à Salvador ainda em dezembro deste ano, com início dos testes previsto para o começo de 2026.Os novos trens do VLT de Salvador e Região Metropolitana começaram a ser transportados no dia 15 de outubro de 2024 para a sede da CAF, fabricante dos equipamentos.Na CAF, os trens vêm passando por procedimentos de restabelecimento técnico-operacional e por adequações específicas para atender às exigências do projeto do VLT de Salvador e Região Metropolitana.Chegada na BahiaSegundo apurações do Portal, os trens chegarão à Bahia transportados por carretas. A operação de traslado, que deve durar por volta de quatro dias, custará R$ 11 milhões para os cofres públicos.O trem do VLT é do tipo URBOS 100, considerado um dos melhores modelos devido à sua durabilidade, eficiência e conforto. O URBOS 100 foi lançado em 2008 e é fabricado, até hoje, pela CAF. Cada composição é formada por sete vagões, com duas cabines e comportam 400 passageiros.Obras do VLTOrçado em mais de R$ 3,6 bilhões, o Veículo Leve Sobre Trilhos de Salvador recebeu autorização para o início das obras em junho de 2024.O modal visa substituir o antigo trem do subúrbio, conectando a Ilha de São João, o Subúrbio Ferroviário, o centro e a orla da cidade. No total, o modal terá 36,4 quilômetros, com 34 paradas. A expectativa é de que o primeiro lote, que liga a Calçada até a Ilha de São João seja entregue aos soteropolitanos ainda no primeiro semestre de 2026.