Estudante de Ji-Paraná é selecionada para representar Rondônia no programa Jovem Senador 2025


Redação de Laury Angelina Luiz Ferreira foi escolhida entre milhares no concurso. Em Brasília, ela vai representar o estado nas sessões plenárias e comissões temáticas. Laury Angelina Luiz Ferreira Xavier de Oliveira, de 16 anos, selecionada pelo programa Jovem Senador 2025 para representar Rondônia em Brasília.
Agnaldo Martioli/Rede Amazônica
A estudante Laury Angelina Luiz Ferreira Xavier de Oliveira, de 16 anos, foi selecionada para representar Rondônia no programa Jovem Senador 2025. Aluna do 3º ano do Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM VI), em Ji-Paraná (RO), ela teve sua redação escolhida entre milhares de textos enviados por estudantes do ensino médio de todo o Brasil.
Em entrevista à Rede Amazônica, Laury contou que conheceu o programa graças a um amigo do pai. Ele falou da oportunidade como um caminho para ampliar os horizontes, citando o exemplo de um jovem que conseguiu uma bolsa para estudar nos Estados Unidos após participar do projeto.
“Aquilo me animou bastante, de ter essa oportunidade, de talvez conseguir chegar nesse resultado. Eu queria muito tentar e eu me esforcei bastante depois daquilo, foi um posicionamento para mim e eu fiquei muito feliz”, disse Laury.
A jovem destaca que contou com o apoio da família e dos professores, principalmente da professora Albertina, que ajudava com revisões sinceras, e do professor Jeremias Dourado, que incentivava todos os alunos a participarem.
Escrever sobre o tema “Emergência Climática: Pense no futuro, aja no presente” foi um desafio que Laury encarou com seriedade. Para ela, era preciso ir além do cotidiano e apresentar soluções reais para um problema global. Episódios como a enchente histórica no Rio Grande do Sul em 2024 e as queimadas em Rondônia, que deixaram o ar insalubre, serviram de base para o planejamento do texto.
“Ficou muito ruim, algumas pessoas até não estavam vindo para a escola. É que ele incomodou muito. Então também gerou uma necessidade de falar sobre esse assunto, nessa redação”, explicou.
Laury acredita que o diferencial de sua redação foi a profundidade. Segundo ela, muitos poderiam abordar o tema de forma superficial, mas ela quis ir além e mergulhar em aspectos mais técnicos e sociais da emergência climática (veja a redação abaixo).
Redação de Laury Angelina Luiz Ferreira Xavier de Oliveira, de 16 anos, selecionada pelo programa “Jovem Senador””
Reprodução/Senado Federal
“Eu queria ir mais a fundo sobre os contratos que o Brasil já teve com a agenda de 2030. Também sobre, é claro, o ar, mas também sobre a questão dos gases que são emitidos na atmosfera, que criam buracos na camada de ozônio. Então, eu achei isso muito interessante, focar nesse tema”, destacou.
Ao saber que havia sido escolhida, Laury descreveu o momento como “uma notícia muito chocante”, mas acima de tudo, se sentiu feliz e honrada por representar Ji-Paraná. Ela também agradeceu o apoio da família, dos amigos e professores.
“Continue estudando, se esforçando. Você é capaz, você não é menor que ninguém. Você só precisa dar o melhor de você e acreditar que é possível […] se você não conseguir, tenta de novo. Continua, não desista, porque é a persistência que faz a gente chegar onde a gente quer”, aconselha.
Dinâmica de incentivo
Um dos principais incentivadores de Laury foi o professor Jeremias Dourado. Ele viu potencial na estudante já no ano passado, quando ela participou do programa, mas não foi selecionada. Segundo ele, o bom resultado é fruto de um esforço coletivo dos professores da escola.
Jeremias contou que sempre leva temas como a emergência climática para a sala de aula, preparando os alunos para interpretar e escrever com mais profundidade.
Laury, familiares, amigos e professores
Paula Fernanda Benarrosh/Governo de Rondônia
“Muitas das vezes, a gente acaba enterrando talentos na escola, por não dar a eles a oportunidade de participar de um evento como esse […] ele [CTPM VI] está sempre aberto e sempre permitindo que os alunos participem de Olimpíadas, participem dos mais variados concursos e que tenha ali também o seu êxito, o seu protagonismo na instituição”, afirmou.
Durante a preparação das redações, o professor identificou diversos alunos com potencial. A conquista de Laury é vista como uma vitória para toda a comunidade escolar.
Programa Jovem Senador
Jovens senadores 2024 em Brasília (DF)
Reprodução/Senado Federal
O programa Jovem Senador acontece todos os anos e proporciona aos estudantes do ensino médio de escolas públicas, estaduais e do Distrito Federal, de até 19 anos, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil. A cada ano é proposto um tema de redação como forma de ingresso.
O processo de seleção do concurso tem duas etapas:
Profissionais de Porto Velho escolhem três redações do estado e as envia para Brasília, onde uma é escolhida.
O aluno e o professor orientador são selecionados para representar o estado no Senado Federal, em Brasília.
Em Brasília, os jovens senadores participam da Semana de Vivência Legislativa e são orientados a atuar como representantes de seus estados durante as sessões plenárias e reuniões das comissões temáticas.
Ao final da semana, vários projetos de lei são apresentados e votados em sessão plenária. Assim, por meio de suas ideias legislativas, os jovens senadores têm a possibilidade de intervir ativamente no ordenamento jurídico do país, caso as propostas sejam aceitas pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa.
Edições anteriores
Karen Angelo Pinheiro- Jovem Senadora em 2024
Reprodução/Senado Federal
Desde 2008, Rondônia tem sido representada no programa Jovem Senador. Na última edição do programa, Rondônia foi representada pela estudante Karen Angelo Pinheiro, de 18 anos, da escola estadual Cora Coralina, em Cacoal (RO).
Os últimos representantes do programa Jovem Senador:
Ana Paula Schwengber – Jovem Senadora em 2014
Roberto Macurap Júnior – Jovem Senador em 2015
Leonardo Silva Brito – Jovem Senador em 2016
Maique Suile Carmo dos Santos – Jovem Senador em 2017
Letícia Nazare da Silva – Jovem Senadora em 2018
Nayara de Oliveira Silva – Jovem Senadora em 2019
Guilherme Bento Smaleski – Jovem Senador em 2022
Karoliny Discher Martini – Jovem Senadora em 2023
Karen Angelo Pinheiro – Jovem Senadora em 2024
Laury Angelina Luiz Ferreira Xavier de Oliveira – Jovem Senadora em 2025
Em cerca de 17 anos, todos os representantes de Rondônia no Programa Jovem Senador são do interior do estado.
VEJA TAMBÉM:
Jovem senador 2024
Adicionar aos favoritos o Link permanente.