A técnica de Lipoaspiração de Alta Definição (Lipo LAD ou Lipo HD), que ficou conhecida por evidenciar músculos por meio da retirada estratégica de gordura, passa por uma reformulação. Cirurgiões plásticos apontam para uma nova abordagem, com foco em resultados mais naturais e menos marcados.
Definição com suavidade
A técnica ganhou destaque por ressaltar músculos do abdômen, flancos, costas, braços e pernas. “As técnicas de alta definição ganharam popularidade mais recentemente por evidenciar os músculos do abdômen, flancos, costas, braços e pernas. Ao retirar gordura em pontos estratégicos, o cirurgião consegue deixar os ‘gominhos’ abdominais mais visíveis, criando um efeito atlético”, afirma o Dr. Romero Almeida, diretor da Clínica Moderna Sculpt.
Contudo, o ideal estético está mudando. “A Lipo HD evoluiu. O que antes era sinônimo de definição acentuada e músculos extremamente evidentes, hoje se adapta a um novo ideal estético, mais suave, funcional e realista”, explica o Dr. Carlos Manfrim, cirurgião plástico. A Dra. Heloise Manfrim completa: “A nova abordagem prioriza a harmonia dos contornos com o biotipo do paciente, promovendo uma definição natural, aquela que valoriza a musculatura sem criar efeitos artificiais”.
Pacientes mais conscientes
A mudança também reflete uma maior maturidade por parte dos pacientes. “Pacientes estão mais conscientes e exigentes. Querem resultados personalizados, que realcem sua beleza sem parecerem fabricados”, observa o Dr. Carlos.
Além disso, o avanço tecnológico contribui para essa nova fase. “Equipamentos modernos, como cânulas mais delicadas e fontes de energia assistida (ultrassônica ou radiofrequência), permitem esculpir o corpo com mais precisão e segurança”, explica a Dra. Heloise. “Hoje conseguimos trabalhar nuances, criar sombras anatômicas e valorizar músculos de forma discreta.”
Ela acrescenta que a melhora da flacidez e do aspecto do umbigo também são benefícios da definição natural. “Além disso, atualmente as tecnologias vão ajudar a dar mais firmeza na pele também.”
UGraft: nova técnica amplia possibilidades
Uma inovação recente, chamada UGraft, amplia os resultados. “Além de esculpir, ela reutiliza a gordura retirada para injetá-la dentro da musculatura, promovendo um discreto aumento de volume e definição”, destaca o Dr. Romero. Segundo ele, essa gordura enxertada é rica em células-tronco, o que potencializa os resultados, mesmo em pacientes sem grande massa muscular.
Lipo não é definitiva
De acordo com os especialistas, o resultado da Lipo LAD também depende do estilo de vida do paciente. “Podemos fazer uma gestão desse envelhecimento com bons hábitos de vida e uso de técnicas para estimular o colágeno com procedimentos estéticos”, explica o Dr. Carlos. A Dra. Heloise reforça: “O efeito de ioiô, de engordar e emagrecer, é um dos piores, pois causa a perda de resultado da lipoaspiração.”
Além disso, manter uma rotina saudável — com boa alimentação, sono adequado, controle do estresse e atividade física — é essencial para preservar os resultados por mais tempo.
Recuperação e expectativas realistas
A nova abordagem também influencia o pós-operatório. “Procedimentos com foco na definição natural tendem a preservar mais os tecidos, reduzir edemas e acelerar o retorno às atividades cotidianas”, afirma o Dr. Carlos. Ainda assim, ele destaca que o acompanhamento médico e os cuidados no pós-operatório continuam sendo fundamentais.
“É extremamente importante estar sempre alinhado com o cirurgião plástico, mostrando suas reais expectativas, analisando todas as possíveis questões de pós-operatório”, orienta a Dra. Heloise. Segundo ela, a oscilação do inchaço pode durar até seis meses ou mais. “Uma dor persistente, um edema muito localizado, alguma irregularidade ou assimetria deve ser sempre discutida com o cirurgião plástico que fez a cirurgia.”
Beleza em movimento
Para os especialistas, essa nova fase da Lipo LAD representa uma evolução na forma como a cirurgia plástica é percebida. “A nova Lipo LAD, menos marcada, mais autêntica, reflete uma mudança cultural na percepção do corpo ideal. E confirma que, na cirurgia plástica, o conceito de beleza está sempre em movimento”, conclui o Dr. Carlos Manfrim.
Fontes:
Dr. Carlos Manfrim (@plasticasemmisterio) – CRMPR 24525 | RQE 20582
Dra. Heloise Manfrim (@plasticaetal) – CRMPR 35938 | RQE 20592
Dr. Romero Almeida (@drromeroalmeida) – CRM-PB 6436 | RQE 4469
O post Lipo LAD entra em nova fase: mais naturalidade e menos definição artificial apareceu primeiro em RSVP.