Férias em casa: confira dicas para evitar acidentes com as redes elétricas

Com o início das férias escolares, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) publicou um alerta para o aumento do tempo que crianças e adolescentes passam em casa, o que exige cuidados com a rede elétrica para evitar acidentes.

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

Dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) indicam que, em 2024, o Brasil registrou 80 acidentes por choque elétrico com crianças e adolescentes de até 15 anos, dos quais 49 resultaram em morte. Desde 2013, esse tipo de ocorrência provocou 787 mortes nessa faixa etária.

Outro risco apontado é o de incêndios provocados por curto-circuitos ou sobrecarga na rede elétrica. Em 2023, 14 mortes de crianças e adolescentes de até 15 anos ocorreram em incêndios causados por origem elétrica. Desde 2013, esse número chegou a 186.

O engenheiro eletricista da Cemig, Demétrio Aguiar, orienta pais e responsáveis a adotarem medidas preventivas. Confira a abaixo as principais dicas:

  • Uso de protetor de tomas em todos os cômodos da casa: o objetivo é impedir que objetos metálicos sejam inseridos nas tomadas
  • Atenção ao uso de benjamins e adaptadores do tipo T dado o risco de sobrecarga elétrica
  • Evitar o manuseio de eletrodomésticos com o corpo molhado ou pés descalços, principalmente em ambientes com piscina ou alta umidade
  • Brinquedos eletrônicos devem ser usados de acordo com as instruções do fabricante, respeitando a faixa etária indicada e a voltagem correta (é preferível optar por produtos com selo do Inmetro)
  • O uso de celulares, tablets e videogames não deve ser feito enquanto os aparelhos são carregados, especialmente em caso de chuva ou eventos climáticos com risco de descarga elétrica.

O post Férias em casa: confira dicas para evitar acidentes com as redes elétricas apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.