‘Dama do Crime’ é presa em BH durante operação contra lavagem de dinheiro ligada ao Comando Vermelho


Anne Casaes, identificada como a Dama do Crime.
Arquivo Pessoal/Redes Sociais
Uma operação policial realizada nesta terça-feira (15) prendeu preventivamente, em Belo Horizonte, Anne Casaes, apontada como uma das principais articuladoras do Comando Vermelho em ações de lavagem de dinheiro e articulação criminosa entre diferentes estados.
Conhecida como “Dama do Crime”, ela foi detida em uma cobertura no Buritis, bairro nobre na região Oeste da capital mineira.
O g1 entrou em contato com a defesa de Casaes, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.
Até o momento, a operação tenta cumprir mais de 28 mandados de prisões preventivas. A investigação também apura a existência de fraudes bancárias relacionadas à atuação da facção.
O papel da ‘Dama do Crime’ do Comando Vermelho
Segundo as investigações, Anne exercia um papel estratégico dentro da facção, sendo responsável por manter a comunicação entre comandos do CV em diferentes unidades da federação.
Ela também é suspeita de coordenar esquemas de lavagem de capitais obtidos a partir do tráfico de drogas e outras atividades ilícitas, com foco principal nos estados de Minas Gerais e Mato Grosso.
Anne já havia sido investigada e presa anteriormente em Minas por crimes relacionados à associação criminosa e lavagem de dinheiro.
De acordo com a polícia, as ações criminosas dela se intensificaram após o falecimento do marido na Bolívia, Júnior Gago, ex-chefe do tráfico do Comando Vermelho no Mato Grosso.
A ação desta terça-feira foi coordenada pela Agência Central de Inteligência da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG), em parceria com a Delegacia de Fraudes da Polícia Civil mineira e a Polícia Civil do Mato Grosso.
Ao todo, a operação ocorre de forma integrada em pelo menos cinco estados: Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Vídeos mais assistidos do g1 MG
Adicionar aos favoritos o Link permanente.