
Roupas no varal: como secar durante períodos de umidade alta
Reprodução/RBS TV
👕 O frio e a umidade que predominam no Rio Grande do Sul nos últimos dias transformaram a simples tarefa de secar roupa em um grande desafio, especialmente para quem não tem secadora. As peças ficam dias no varal e continuam molhadas, com risco de mofo e cheiro ruim.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Mas por que isso acontece? O professor Cláudio Frankenber, da Escola Politécnica da PUCRS, explica que em dias quentes e secos, a umidade da roupa evapora com facilidade, porque o ar ‘puxa’ essa água. Já quando o ambiente está úmido, como costuma acontecer no inverno, essa troca não acontece com eficiência.
“Tem que ter uma diferença de umidade a roupa e o ar. O que acontece no inverno é que muitas vezes a umidade no ambiente é maior do que na própria roupa”, completa.
Leia também
Saiba como se vestir corretamente para encarar o frio intenso
Para lidar com esse problema, o especialista listou algumas dicas:
💡 Como secar roupa dentro de casa com mais eficiência?
Reduza a quantidade de peças no varal
Evite sobrecarregar o varal com muitas roupas ao mesmo tempo. Quanto mais espaço entre as peças, melhor a circulação do ar.
Não dobre as roupas no varal
Roupas dobradas ou sobrepostas dificultam a evaporação. Use cabides ou varais verticais para otimizar o espaço.
Use toalha seca para tirar o excesso de água
Se a máquina não centrifuga bem, enrole as roupas úmidas em uma toalha seca e pressione para remover o excesso de umidade antes de pendurar.
Troque a posição das roupas
Virar a peça do avesso no fim do dia ajuda a secar o outro lado e acelera o processo, principalmente em roupas mais grossas, como moletons e calças jeans.
Ventilação é essencial
Mantenha janelas abertas sempre que possível. Se não houver circulação de ar, a umidade se concentra no ambiente e dificulta ainda mais a secagem.
Atenção com soluções perigosas
Colocar roupas atrás da geladeira ou sobre aquecedores pode causar acidentes. “O calor excessivo pode danificar os tecidos, queimar o motor da geladeira e até provocar incêndios”, alerta o professor.
Use desumidificadores ou sílica
Se possível, coloque sílica ou um desumidificador no ambiente onde a roupa está secando. Isso ajuda a remover o excesso de umidade do ar.
A dona de casa Raquel Petri, moradora da Zona Norte de Porto Alegre, costuma lavar as roupas da família três vezes por semana, e se queixa da dificuldade. “No inverno é esse sofrimento para secar roupa. E depois da enchente a nossa casa ficou ainda mais úmida”, conta.
Lavanderias gratuitas no RS
A Central Única das Favelas (CUFA) disponibiliza seis lavanderias gratuitas para população em situação de vulnerabilidade social no Rio Grande do Sul. A iniciativa surgiu após as enchentes de 2024, e tem objetivo de auxiliar moradores no período de reconstrução do Estado. Os locais fornecem gratuitamente o sabão e o amaciante. Para usar o serviço, basta agendar horário.
Confira os endereços:
📍Eldorado do Sul
Segunda a sexta | 09h às 17h
Av. Alvicio Heller, 215 – Itaí
📍Guaíba
Segunda a quinta | 13h30 às 20h
Sexta | 07h30 às 12h
Av. Osvaldo Jardim, 35 – Cohab (Asnucleo)
📍Porto Alegre
Segunda a sábado | 09h às 16h30
Acesso A UM – 28 – Farrapos (Rua da Associação dos Moradores)
📍Esteio
Segunda a sexta | 08h30 às 18h
Rua Rio Grande, 2263 – Liberdade
📍Sapucaia do Sul
Segunda a sexta | 15h às 21h
Sábados | 08h às 17h
Rua Áurea Camboim, 101 – Fortuna
📍Alvorada
Segunda a sexta | 09h às 12h e 14h às 18h
Rua Wenceslau Fontoura, 558 – Nova Americana
VÍDEOS: Tudo sobre o RS