
Morre Roberto Duailibi, escritor e publicitário, aos 89 anos
Criar marcas inesquecíveis e símbolos facilmente associados a empresas é o desafio de todo publicitário. Roberto Duailibi conseguiu estes feitos várias vezes ao longo da carreira. O ícone da publicidade brasileira morreu nessa sexta-feira (18) aos 89 anos.
Um dos fundadores da agência DPZ, Roberto Duailibi participou da criação de campanhas que marcaram gerações e ainda são lembradas como símbolos de grandes marcas. Entre elas estão:
Franguinho da Sadia, o Lequetreque;
O leão da Receita Federal;
O ‘Garoto Bombril’.
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As peças publicitárias
A agência DPZ, cofundada por Roberto Duailibi, foi responsável por campanhas publicitárias que marcaram época no Brasil. Algumas são recorrentes no imaginário dos brasileiros até hoje.
🐔Na década de 1970, criou o Lequetreque, o franguinho mascote da Sadia, que ajudou a aproximar a marca do público com uma linguagem lúdica — em um momento em que a empresa recém havia ingressado no mercado de produtos congelados. O personagem foi desenhado por Francesc Petit, o “P” da sigla DPZ.
🧽Em 1978, veio outro marco: o Garoto Bombril, vivido por Carlos Moreno, se tornou um dos rostos mais reconhecidos da publicidade brasileira. A campanha entrou para o Guinness Book como a mais longa com o mesmo garoto-propaganda no ar.
🦁No ano seguinte, em 1979, a DPZ transformou o leão da Receita Federal em sinônimo de imposto de renda. A figura foi idealizada por José Zaragoza, o “Z” da DPZ, e é até hoje uma das campanhas mais lembradas do país. A ideia usou a metonímia — figura de linguagem que associa um elemento a outro — com sucesso, fazendo do leão o símbolo definitivo do IR.
A DPZ — de Duailibi, Petit e Zaragosa — nasceu em 1968 em São Paulo, com apenas 11 funcionários. Fez o primeiro anúncio para a Fotoptica e brincava com uma promoção para revelar filmes.
Com a campanha “Homem com mais de 40 anos”, sobre a importância de contratar pessoas mais velhas, a agência conquistou o primeiro “Leão de Ouro” para o Brasil, no Festival de Cannes. Em parceria com a Rede Globo, fez a campanha “Mexa-se”, para combater o sedentarismo.
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Trajetória de Roberto Duailibi
O escritor e publicitário Roberto Duailibi, que morreu aos 89 anos em São Paulo nesta sexta-feira (18), é considerado referência na publicidade do país e integrava como membro a Academia Paulista de Letras, desde 2015.
Nascido em 8 de outubro de 1935, em Campo Grande, filho de um libanês e uma brasileira, ele se mudou para São Paulo aos 12 anos. A trajetória profissional de Roberto Duailibi iniciou na Colgate-Palmolive quando ele tinha apenas 17 anos, em 1952.
Em 1956, se formou pela Escola de Propaganda de São Paulo. Abaixo o g1 apresenta as principais atuações do escritor e publicitário:
Redator nas principais agências do país como JWT, McCann Erickson e Standard Propaganda;
Vice-presidente de criação na Standard Propaganda;
Fundador da agência DPZ ao lado de José Zaragoza, Francesc Petit e Ronald Persichetti. A DPZ transformou a publicidade brasileira e se consolidou como uma das maiores e mais premiadas do país;
Eleito “Publicitário do Ano” no Prêmio Colunistas, em 1969;
Professor e diretor de cursos na ESPM de São Paulo;
Professor na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo;
Presidiu por duas gestões a Associação Brasileira das Agências de Publicidade (ABAP);
Ocupou cargos em conselhos de entidades como a Fundação Bienal de São Paulo e o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.
Sadia, Bombril e Receita Federal estão entre as peças da DPZ.
Sadia, Bombril e Receita Federal/Reprodução
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