Alta do setor da beleza exige profissionais cada vez mais qualificados


O setor da beleza está em expansão acelerada. O cuidado com a aparência, aliado à busca por autoestima e bem-estar, tem impulsionado a procura por serviços especializados e, com ela, crescem também as oportunidades de atuação para quem deseja empreender ou iniciar uma nova carreira com estabilidade e criatividade.
De acordo com a pesquisa da Mordor Intelligence, o mercado brasileiro de beleza e cuidados pessoais deve atingir cerca de US$ 36,97 bi em 2025, com crescimento anual de 7,3% até 2030. Isso representa uma projeção de mais de US$ 52,6 bi movimentados até o final da década, consolidando o Brasil como um dos principais polos globais do setor.
Esse movimento tem exigido profissionais cada vez mais preparados para lidar com diferentes técnicas, perfis de clientes e tendências. Procedimentos como modelagem, hidratação, coloração, descoloração e cortes personalizados se tornaram básicos para quem deseja se destacar.
Além da prática técnica, é fundamental que o profissional compreenda a importância da biossegurança, da organização do ambiente de trabalho e da gestão da própria carreira — seja como colaborador, empreendedor ou especialista em áreas como mechas, visagismo, penteados ou barbearia.
Tendências como coloração personalizada, tratamentos naturais, cuidados com cabelos cacheados e serviços voltados ao público masculino estão em ascensão. A diversidade capilar e o empoderamento da beleza real ampliaram o alcance dos serviços e exigem formação sólida, ética e criativa.
Com foco nesse cenário promissor, o Senac, que possui mais de 70 anos formando profissionais para o mercado, por exemplo, têm ampliado a oferta de cursos voltados à área. Em Mato Grosso do Sul, novas turmas do curso de Cabeleireiro estão com inscrições abertas em Corumbá (início em 17 de julho), Campo Grande (início em 4 de agosto) e Dourados (início em 22 de setembro).
A formação inclui todos os fundamentos da profissão, como cortes para todos os gêneros, procedimentos químicos, criação de penteados e orientação sobre carreira e mercado. Para quem conclui o curso, há possibilidade de seguir para especializações com foco em tendências específicas e serviços premium.
Segundo a cabeleireira e docente Vania Santos Bezerra Mendes da Costa, a experiência em sala de aula vai além da técnica:
“Tive a oportunidade de ensinar aos alunos a técnica de cabeleireiro (como profissão) na área da beleza. Minha experiência está sendo gratificante e incrível, sabendo que posso compartilhar meu conhecimento com os alunos e ajudá-los a desenvolver suas próprias habilidades e competências”, afirma.
A formação acontece em espaços que simulam salões de beleza e barbearias profissionais (em todas as unidades), oferecendo uma vivência completa. O corpo docente é formado por profissionais que atuam no mercado e acompanham as tendências do setor e a grade curricular também contempla noções de administração de negócios da beleza, essencial para quem deseja empreender ou gerir sua própria carreira com visão estratégica.
Quem pode fazer o curso? As inscrições são destinadas a pessoas com mais de 16 anos e ensino fundamental completo. Quer se matricular? Acesse agora mesmo o site: ms.senac.br ou fale com a Ane, a assistente do Senac pelo whatsapp: 55 67 99949-2638.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.