A Defesa Civil de Itajaí mantém o alerta para condições marítimas adversas e frio intenso até a próxima quinta-feira (31). O mar segue muito agitado nesta terça-feira (29), com risco de ressaca e ondas entre 2,5 e 3,5 metros nas praias do município. Em alto-mar, as ondas podem ultrapassar os 5 metros.
O cenário representa risco muito alto para a pesca, navegação, esportes náuticos e para a faixa litorânea, onde a força das ondas pode provocar erosão costeira em diversos pontos da orla. A maré astronômica também contribui para a elevação do nível do mar, com possibilidade de alagamentos costeiros e ribeirinhos, especialmente nas áreas mais baixas do município.
As condições são provocadas pela atuação de um ciclone extratropical, que começa a se afastar gradualmente para alto-mar a partir desta quarta-feira (30). Com isso, os ventos tendem a perder força e as ondas diminuem de forma progressiva. Até o final do dia, a previsão indica ondas entre 2,5 e 3 metros no Litoral Norte.
Além disso, a partir da noite desta terça-feira, Itajaí deve enfrentar uma queda brusca nas temperaturas. As próximas noites, madrugadas e manhãs serão geladas, com mínimas que podem ficar abaixo dos 10 °C.
Recomendações da Defesa Civil de Itajaí:
- Evitar navegação, pesca e esportes marítimos;
- Não entrar no mar para banho;
- Evitar caminhar ou pedalar pela orla caso as ondas atinjam o calçadão ou ciclovia;
- Monitorar áreas suscetíveis a alagamentos, especialmente em regiões costeiras e ribeirinhas mais baixas do município;
- Redobrar os cuidados com a erosão em áreas litorâneas;
- Agasalhar-se bem e dar atenção especial a crianças, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade diante do frio intenso.
O post Defesa Civil mantém alerta de ciclone e maré alta em áreas do litoral até quinta-feira (31) apareceu primeiro em Olhar do Vale.