Durante Seminário Nacional de Alfabetização, em Fortaleza, ministro da Educação destaca Goiás como case de sucesso para o país  

Na abertura de evento que reúne governadores e secretários estaduais de Educação de todo o país, Camilo Santana citou o Estado como um grande exemplo onde a educação se tornou uma política pública prioritária

Na abertura do Seminário Nacional Pela Alfabetização 2025, na manhã desta terça-feira, (06/07), em Fortaleza, o ministro da Educação, Camilo Santana, destacou os bons resultados de Goiás na alfabetização das crianças na idade certa.

“O governador colocou a educação como sua prioridade e essa decisão política fez o Estado avançar”, disse o ministro. Ele também citou Ronaldo Caiado como exemplo de liderança como gestor público ao implantar o regime de colaboração com os municípios, tomando a frente no processo de alfabetização no Estado.

Camilo Santana também ressaltou o trabalho da secretária de Educação, Fátima Gavioli. “A Fátima sabe da importância que tem a educação. Ela é uma das melhores secretárias de Educação do Brasil por ter esse compromisso com a alfabetização. Eu não posso dizer que ela é a melhor [secretária] porque tem outras secretárias e secretários aqui!”, acrescentou.

Referência nacional

O exemplo de Goiás também inspirou a fala de Kátia Schweickardt, secretária nacional de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC). “Os governadores são figuras muito importantes para liderar os municípios. A força da articulação com as prefeituras está com vocês”, arrematou ela.  

No mês passado, dados do Indicador Criança Alfabetizada divulgados pelo MEC, chamaram a atenção do país para o crescimento de Goiás nos índices de alfabetização: o Estado havia alcançado o 2º lugar no ranking nacional de melhor percentual de alfabetização até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.

O resultado, referente a 2024, mostra que Goiás conseguiu alfabetizar 72,7% de suas crianças na idade certa. Essa conquista atraiu a atenção dos outros estados brasileiros, tornando o Estado uma referência nacional, já que a meta estabelecida pelo governo federal para Goiás era de 69%.

Regime de colaboração

A secretária Fátima Gavioli considera que esse avanço é fruto do trabalho articulado entre o Governo de Goiás, por meio da Seduc/GO, e as prefeituras goianas, que se uniram na execução do AlfaMais Goiás.

Implantado em 2021, o programa se transformou e se consolidou como política pública, fortalecendo o regime de colaboração com os 246 municípios goianos, levando até eles apoio técnico, financeiro e pedagógico.

Entre 2022 e 2024, o Estado investiu R$ 158 milhões nas ações do programa, desenvolvido em parceria com a Associação Bem Comum. O AlfaMais Goiás inclui um conjunto de medidas, como a formação continuada de professores da Educação Infantil (4 e 5 anos) e dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, além da distribuição gratuita de materiais didáticos complementares, kits escolares e literários, avaliações externas (Sistema de Avaliação Educacional do Estado (Saego-Alfa), prêmio Leia e Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Educacional.

Vitrine para o país

Em 2016, apenas 13,2% dos estudantes goianos estavam no nível de aprendizado considerado ideal para a idade. Em 2023, Goiás já havia alcançado o 4º lugar no ranking nacional.

Com os resultados divulgados pelo MEC em julho de 2024, referentes a 2024, além de conquistar o nível 4 na escala de alfabetização definida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o Estado elevou-se ao 2º lugar no Brasil, consolidando uma trajetória de crescimento baseada em planejamento, compromisso com a aprendizagem e valorização dos profissionais da Educação.

O compromisso do governador Ronaldo Caiado com a Educação, em todos os seus níveis, foi assumido em 2019, bem no início de sua gestão. “Continuarei a fazer o meu máximo para apoiar o Ensino Fundamental. Nós temos responsabilidade sobre essas crianças porque não existe cidadania plena com analfabetismo e é obrigação do Estado dar as ferramentas para que essas jovens possam atingir todo o seu potencial”, ressaltou o chefe do Executivo estadual ao saber do excelente desempenho de Goiás no Indicador Criança Alfabetizada.  

A Educação muda a vida das pessoas  

Convidada para o painel de abertura do Seminário Nacional de Alfabetização, a secretária de Educação de Goiás, Fátima Gavioli, representa o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed) no encontro.

Ela frisou, em sua fala, a importância do encontro para oportunizar o debate, a troca de experiências e o conhecimento. “Sem dúvida nenhuma, poder trazer aqui o que o Consed pensa a respeito do processo de alfabetização é fundamental. É de perder o sono pensar que nós somos as pessoas que têm o poder de abrir ou fechar as portas de um futuro melhor para nossas crianças. E que bom que estamos aqui, hoje, com a intenção verdadeira de abrir as portas e colocar essas crianças para dentro”.

À frente da Pasta da Educação que colocou o regime de colaboração com os municípios como um modelo para o país, Fátima Gavioli salientou ser necessário que os secretários estaduais de Educação conheçam e entendam as especificidades de cada município em seus estados para poderem atuar em conjunto com as prefeituras.

“Nós precisamos de muitas coisas para melhorar a Educação no Brasil, mas aquilo que mais acalma e acalenta o meu coração é pegar o indicador de alfabetização de nosso Estado e saber que nós estamos alfabetizando mais e mais crianças nesse país. E eu posso falar isso com toda a propriedade, pois foi a Educação que mudou completamente a minha vida”, comentou ela.

Seminário

O Seminário Nacional Pela Alfabetização 2025 está sendo realizado nos dias 6 e 7 de agosto, em Fortaleza. O encontro reúne presencialmente prefeitos e secretários estaduais e municipais de Educação de todo o país. O primeiro dia do evento contabilizou mais de 18 mil participantes online.

O encontro é promovido pela Aliança Pela Alfabetização, formada pela Associação Bem Comum, Fundação Lemann, Instituto Natura e Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.