
Usina de Irapé
Cemig
Um simulado de evacuação será realizado na usina Presidente Jucelino Kubitschek, no Vale do Jequitinhonha no próximo sábado (8). Considerada a segunda maior da América Latina em altura e mais conhecida como usina de Irapé, a hidrelétrica foi inaugurada em julho de 2006.
Segundo a Cemig, o simulado tem como objetivo orientar os ribeirinhos sobre como agir em casos de acidentes na barragem, localizada entre os municípios de Berilo, margem direita, e Grão Mogol, margem esquerda.
O treinamento abrange a população residente e circulante dentro da chamada Zona de Autossalvamento (ZAS), que pode ser impactada em caso de rompimento, por exemplo. Participarão ainda a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e prefeituras, além de funcionários da companhia.
“É bom destacar que a barragem se encontra completamente segura, sem qualquer risco à sua estrutura. No entanto, a legislação determina que façamos essa simulação, que é apenas um teste, para que toda a população que mora ou circula nas margens dessa região do rio Jequitinhonha saiba como proceder em caso de alguma emergência”, afirma o gerente de Planejamento Estratégico da Cemig, Ivan Carneiro.
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Um cronograma de atividades foi estabelecido, veja abaixo:
➡️Quinta-feira (7) – realização de seminários com orientações à população, na escola estadual Olegário Maciel, na Comunidade de Santana, em Virgem da Lapa, às 10h e às 16h30
➡️Sexta-feira (8), às 8h, será realizado o treinamento de funcionários da Cemig. Às 14h, haverá um exercício prévio sobre o simulado somente com os órgãos envolvidos, no Mercado do Produtor de Lelivéldia, em Berilo
➡️Sábado (9), ocorrerá o simulado de evacuação a partir das 10h30
“Nesse simulado são destacados para a população os sistemas de aviso, como proceder ao ouvir o alerta, como deve ser o deslocamento e quais os pontos seguros estabelecidos com antecedência. Saber o que fazer pode ser a diferença para a preservação de vidas. Esperamos, claro, nunca ter que acionar esse Plano de Emergência, mas precisamos estar preparados, principalmente em caso de um fenômeno climático extremo”, complementou Carneiro.
Após o simulado, será feita uma avaliação dos resultados. A Cemig destacou que conta com um aplicativo para divulgar informações aos moradores em tempo real sobre a operação do reservatório.
VEJA TAMBÉM:
Comerciantes de Montes claros estão otimistas com as vendas para o dia dos país
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.