
Pessoas se protegem do frio
CRIS FAGA/DRAGONFLY PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
O fim de semana deve ser de frio no Vale do Paraíba e região, com temperaturas até 10°C abaixo da média e com possibilidade de geadas e até chuvas.
Em entrevista ao g1, o meteorologista do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Giovanni Dolif, explicou que a sexta-feira (8) ainda deve registrar um calor durante o dia, antes dos efeitos da nova frente fria.
“Antes de frente fria chegar, esquenta. Então vai esquentar sexta-feira, temperatura sobe no Litoral, no Vale, sobe alguns graus. Esquenta, mas aí a tarde já começa a virar o tempo, então na sexta-feira à tarde já pode ter pancadas de chuva”, disse.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Segundo ele, a previsão aponta que algumas cidades podem registrar chuvas – até mesmo de granizo – nesta sexta-feira.
“Na maior parte da região, os volumes de chuva vão ser pequenos, mas pontualmente pode ter uma pancada forte, inclusive não dá para descartar a ocorrência de granizo, mas lembrando que é pontual. Na maior parte da região não vai ter granizo, não vai chover forte, só em alguns pontos”, continuou.
Frente fria traz chuva e queda de temperatura
Sábado e domingo
Segundo Dolif, o sábado (9) deve ser nublado nas cidades da região, com uma queda de temperatura de cerca de 10°C abaixo da média.
“O sábado deve ser um dia mais nublado, com alguns momentos, alguma chuva fraca, então vai ser um dia frio, com poucas aberturas de sol e temperaturas caem, de sexta para sábado, uns 10°C”, afirmou.
O tempo só volta a abrir um pouco durante o domingo (10), mas a madrugada entre o sábado e o domingo deve ser de muito frio, com as temperaturas em torno dos 5°C na Serra da Mantiqueira.
“No domingo o tempo volta a abrir, mas aí a madrugada, de manhã cedo, vai estar bem frio, abaixo dos 10°C na região do Vale. Uma pequena chance de geada na Serra da Mantiqueira, com temperaturas ali em torno de 5°C, talvez em alguns pontos um pouco abaixo de 5°C”.
No Litoral Norte de São Paulo, além do frio, os ventos devem ficar entre 40 e 60 km/h, com ressaca marítima.
“No litoral, ventos de 40 a 60 km/h de sexta para sábado, e aí o mar sobe. Tem previsão de ressaca no mar, mas não tão forte como foi da semana passada. Então essa situação não é a pior do ano, nem vento, nem ressaca, nem frio. É uma situação mais moderada”, disse Dolif.
Ao longo da semana, o frio deve diminuir, mas aos poucos.
Taubaté com tempo frio e céu encoberto.
Lucas Tavares/g1
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina