
Redação Móvel: a interminável obra do viaduto do Eixão Norte
A reforma dos viadutos no início do Eixão Norte, em Brasília, pode custar quase o dobro do valor previsto inicialmente e só deve ser concluída em 2026 — previsão era para julho deste ano.
Segundo documento obtido pela TV Globo, a obra deve passar de R$ 13,5 milhões para R$ 24,3 milhões após aprovação de um quarto aditivo. Três pedidos já foram aprovados e um, de R$ 8 milhões, ainda está em análise pela Novacap.
Os viadutos foram interditados no início das obras após o “aparecimento de diversas anomalias” na estrutura, em “uma situação muito pior do que a prevista'”, segundo a construtora.
Foram encontradas rachaduras e fissuras, entre outras falhas (veja imagens abaixo).
📱 Baixe o app do g1 para ver notícias do DF em tempo real e de graça.
“Os viadutos estavam em estado iminente de colapso estrutural, significando que (iriam desabar a qualquer momento)”, diz o documento.
Foram encontradas rachaduras e fissuras, entre outras falhas na estrutura dos viadutos.
TV Globo/Reprodução
Contrato pode ultrapassar limite legal
O quarto aditivo representa um aumento de 59% no valor inicial do contrato, ultrapassando o limite legal de 50% para reformas. Veja os valores:
1º aditivo: R$ 106,6 mil
2º aditivo: R$ 1,49 milhão
3º aditivo: aumento de prazo (6 meses)
4º aditivo (em análise): R$ 8,06 milhões
Recusa pode paralisar obra por mais de 1 ano
Caso o aditivo seja rejeitado, será necessário abrir nova licitação.
TV Globo/Reprodução
Em nota, a Novacap informou que o pedido está sob análise pelo departamento jurídico. Caso o aditivo seja rejeitado, será necessário abrir nova licitação, o que pode atrasar a obra por mais de um ano e aumentar ainda mais os custos.
“Não temos como calcular o preço da obra paralisada, causando um transtorno imenso à população que utiliza, daquele sistema viário todos os dias no centro da cidade, com um fluxo de veículo extremamente alto todos os dias” diz o pedido.
A empresa responsável pela obra apresentou um estudo de viabilidade econômica com três opções. A mais barata, segundo o levantamento, é seguir com a recuperação dos viadutos atuais, incluindo o quarto aditivo de R$ 8 milhões. Nesse caso, o custo total da obra ficaria em R$ 24,3 milhões.
As outras opções são:
Construção de dois novos viadutos semelhantes: R$ 27 milhões
Construção de viadutos diferentes, demolindo os atuais: R$ 32 milhões
Especialista critica falta de manutenção
Reforma de viadutos no Eixão Norte pode custar quase o dobro do previsto.
TV Globo/Reprodução
Para o engenheiro civil Hugo Borges, os problemas poderiam ter sido identificados antes da obra, com inspeções mais detalhadas.
Segundo ele, o ideal seria realizar inspeções anuais e intervenções mais profundas a cada cinco anos.
“Poderiam ter sido feitos ensaios destrutivos pontuais, por exemplo, para investigar a real condição da estrutura e permitir um planejamento de intervenção mais completo, sem ser por etapas”, afirmou.
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.