Participação de profissionais da Educação de todo o estado marca o seminário Recompor com Equidade

No encontro, realizado em Goiânia, também foi apresentado o BI Educacional  

O segundo dia do seminário Recompor com Equidade, promovido pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO), em parceria com Instituto Unibanco, teve continuidade nesta sexta-feira (08/08), com a participação de mais de 1 mil coordenadores pedagógicos de toda a rede pública estadual.

O evento contou com palestras que abordaram temas fundamentais ligados à equidade educacional, como a avaliação, o uso de dados para a gestão pedagógica, o desenvolvimento profissional e a formação contínua.

Trabalho em equipe

A programação começou com a palestra de Ricardo Henriques, superintendente do Instituto Unibanco, que falou sobre o tema “Recompor com Equidade: Educação Pública, Compromisso com o Futuro”.

Em sua fala, o superintendente destacou o papel da liderança na construção de uma escola, ainda mais justa. “Um bom líder compartilha responsabilidades dentro da unidade escolar. Ele entende o caminho, dialoga e constrói juntos um planejamento escolar”, afirmou.

Henriques, também, reforçou a importância da sintonia entre os gestores e coordenadores pedagógicos. “A primeira prática da gestão escolar é a liderança. Coordenadores e diretores precisam apontar uma direção de futuro, motivando a equipe com propósito e compromisso com a trajetória profissional”, pontuou.

Outra palestrante, Cristiane Chica, diretora pedagógica do grupo Mathema trouxe reflexões sobre a avaliação educacional e o uso de dados como ferramenta de gestão. “Avaliar é intervir no processo de aprender. A função de vocês, coordenadores, é acompanhar e agir quando necessário. Avaliação não está só no fim, ela também está em cada passo do planejamento escolar”, explicou.

Avaliações pedagógicas

Diretora de Política Pedagógica da Seduc/GO, Vanessa Carvalho, aprofundou a discussão sobre o processo avaliativo na rede estadual.” A avaliação em Goiás tem caráter formativo e dialogado. Temos avaliações livres, blocos de avaliações, provas bimestrais, devolutivas com os estudantes e ações de intensificação da aprendizagem”, ressaltou a diretora.

O gerente de Informação e Indicadores Educacionais da Seduc/GO, Rui Rocha, apresentou os avanços do Sistema de Avaliação Educacional de Goiás (Saego), com dados atualizados de 2024. “Goiás está sempre um passo à frente, ajustando rotas para reduzir desigualdades de aprendizagem dentro da sala de aula.”, destacou.

Formação colocada em prática

Já Rodinei Pereira, pesquisador da Fundação Carlos Chagas, mostrou o papel estratégico da formação continuada na recomposição da aprendizagem. “Não existe recomposição com equidade sem formação robusta e contínua. Precisamos de estratégias centradas na escola e baseadas no diálogo entre gestores, professores e coordenadores”, afirmou.

O seminário também trouxe o tema identidade de gênero por meio da fala do professor Gustavo Vieira, coordenador pedagógico do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Dantas, em Goiânia. “Falar sobre equidade com os professores é essencial. Enfrentamos desafios dentro da sala de aula, mas todas as crianças devem ter direito à aprendizagem de forma igual”, frisou.

Painel de monitoramento escolar

Encerrando a programação, a secretária Fátima Gavioli, apresentou aos coordenadores o BI Educacional, uma ferramenta tecnológica desenvolvida para o acompanhamento do desempenho dos estudantes.

“Esse BI é muito preciso e possui mais de 10 bilhões de combinações possíveis para o monitoramento dos nossos estudantes. Espero que vocês o utilizem como um norte para fortalecer ainda mais a nossa rede e ficar por dentro de como cada jovem está aprendendo”, concluiu a secretária.

(Texto: Isabele Brandão)

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