Volkswagen anuncia nova caminhonete híbrida para desafiar Hilux e Ranger

A Volkswagen oficializou que a próxima geração da picape Amarok terá versão híbrida e será produzida em General Pacheco, na Argentina. O anúncio foi feito nesta terça-feira, 5, pelo ministro da Economia argentino, Luis Caputo, ao lado de Marcellus Puig, presidente da marca no país.O projeto receberá um investimento de US$ 580 milhões (cerca de R$ 3,3 bilhões) e tem previsão de lançamento para 2027.O desenvolvimento da nova Amarok, batizado internamente de Projeto Patagônia, trará mudanças profundas em relação ao modelo atual.Em vez de seguir a base da Ford Ranger, como em outros mercados, a picape latino-americana será construída sobre uma plataforma da parceira chinesa SAIC, também utilizada pela Maxus Terron 9, conhecida em alguns países como Interstellar X.Essa arquitetura permitirá a integração da motorização híbrida e servirá de base para adaptações voltadas ao público sul-americano.Visual e engenharia sob comando brasileiroApesar da origem chinesa da plataforma, o design e os ajustes de engenharia serão conduzidos no centro de desenvolvimento da Volkswagen na América Latina, chefiado pelo brasileiro José Carlos Pavone.O novo modelo terá dimensões robustas, próximas às da Maxus T90, que chega a 5,50 metros de comprimento e 2 metros de largura.

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Prototótipos já circulam em testes na Argentina e no Brasil, revelando um porte superior ao da atual geração. A carroceria deverá trazer linhas mais modernas, sem abrir mão da construção sobre chassi, ao contrário de algumas rivais que adotam monobloco.O que esperar da mecânicaOs detalhes sobre o sistema híbrido ainda não foram revelados, já que a Maxus Terron não possui, até o momento, configuração eletrificada no mercado internacional.No entanto, é provável que a nova Amarok mantenha opções a diesel, incluindo o motor V6 turbodiesel de 258 cv e o câmbio automático de oito marchas. Também podem surgir versões mais acessíveis com motor 2.0 turbodiesel e câmbio manual de seis marchas.A adoção da nova plataforma deve permitir tração 4×4 sob demanda, atendendo a uma antiga demanda de clientes.Concorrência também aposta na eletrificaçãoA chegada da Amarok híbrida acompanha um movimento já iniciado pelas principais rivais. A Ford, por exemplo, apresentou na Europa a Ranger híbrida plug-in, enquanto a Toyota trabalha em uma Hilux eletrificada.Com produção exclusiva para a América Latina e um projeto redesenhado para atender às particularidades do mercado, a nova Amarok pretende combinar robustez, tecnologia e menor impacto ambiental, entrando de vez na corrida pela eletrificação das picapes médias.

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