
O molho ao vinho do Porto é perfeito para dar mais sabor às carnes, especialmente às proteínas mais magras, como o filé suíno e o filé mignon. É especialmente indicado para quem gosta daquele delicioso toque agridoce e pode substituir muito bem o molho do vinho Madeira.
O preparo do molho ao vinho do Porto é bastante simples. O segredo está em reduzir o vinho para concentrar aromas e açúcares e dar ao molho uma consistência densa e cremosa. Esse molho deve ser usado para finalizar as carnes e até para decorar o prato.
A dica é usar o vinho do Porto Ruby ou o vinho do Porto Tawny, os dois tipos mais comuns desta bebida fortificada portuguesa: o primeiro acrescenta aromas de frutas vermelhas mais frescas, enquanto o segundo apresenta toques de frutas em compota.
Aprenda a seguir a receita de molho ao vinho do Porto.
Ingredientes
1 xícara de vinho do Porto Messias Ruby ou Tawny
1 colher de sopa de manteiga
1 cebola pequena picada finamente
2 dentes de alho picados ou amassados
1 colher de sopa de farinha de trigo (opcional, para engrossar)
1 colher de chá de açúcar (opcional, para equilibrar o sabor)
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Opcional: um pouco de caldo de carne ou água, se desejar um molho mais líquido.
Modo de preparo
Em uma panela, derreta a manteiga em fogo médio. Acrescente a cebola picada e refogue até ficar transparente. Adicione o alho e refogue por mais 1 minuto, tomando cuidado para não queimar.
Se desejar um molho mais espesso, polvilhe a farinha de trigo e mexa bem com um fouet, deixando cozinhar por cerca de 1 minuto para eliminar o sabor cru.
Aos poucos, adicione o vinho do Porto, mexendo sempre com um fouet para incorporar bem.
Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Acrescente açúcar, caso deseje um molho mais adocicado (não se esqueça que o vinho do Porto já tem bastante doçura).
Cozinhe em fogo baixo por cerca de 10 a 15 minutos, até o molho reduzir e ficar com a consistência desejada. Se preferir um molho mais líquido, adicione um pouco de caldo de carne ou água e deixe aquecer.
Dica: Você pode ajustar o sabor adicionando um toque de ervas como tomilho ou alecrim, ou até um pouco de mostarda para dar um toque especial.
Sirva por cima da carne de sua preferência.