
Alerta para baixa umidade do ar na região
Piracicaba (SP) registrou recorde de menor índice de umidade mínima relativa do ar (URA) na tarde desta quarta-feira (13), quando a cidade atingiu 16%, de acordo com medição da estação meteorológica do Campus da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, o campus da Universidade de São Paulo (USP) no município.
A marca foi registrada às 14h53 na tarde mais seca de 2025 em Piracicaba, em novo recorde em agosto. O primeiro recorde foi verificado no dia 2 de agosto, às 16h19, quando a cidade atingiu 19% de umidade mínima relativa do ar.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que nível ideal de umidade relativa do ar para o bem-estar humano é de cerca de 60%.
A Defesa Civil de São Paulo e o Instituto Nacional de Meteorologia emitiram alertas de perigo para baixa umidade do ar.
Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba 🤳
Após a passagem da quinta onda de frio do ano, segunda quinzena de agosto deve começar com alta nas temperaturas. Veja detalhes, abaixo.
Umidade mínima relativa do ar em Piracicaba ficou em torno dos 15% e 20% nesta terça-feira.
Claudia Assencio/g1
Defesa Civil
Em nota, a Defesa Civil de São Paulo informou que entre quinta-feira (14) e domingo (17), uma forte massa de ar seco vai predominar sobre o território paulista, mantendo o tempo estável e sem chuvas significativas.
“Apenas áreas próximas ao litoral devem registrar chuva isolada, mas sem acumulados relevantes. Os dias serão típicos de inverno, com pouca nebulosidade, favorecendo grande amplitude térmica, frio nas manhãs e calor nas tardes”, detalhou.
Inmet alerta para perigo potencial de baixa umidade do ar na região de Piracicaba
Reprodução/Inmet
Frio x Umidade do Ar: entenda relação
🥶Você sabe por que o clima fica mais seco no inverno? Entenda como a temperatura afeta a umidade relativa do ar, abaixo.
O interior de São Paulo (SP), incluindo as 18 cidades da área de cobertura do g1 Piracicaba e região, registrou a passagem da quinta onda de frio de 2025 até esta quarta-feira (13), com temperaturas até cinco graus abaixo da média para esse período do ano. O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alertas sequenciais de perigo para baixa umidade do ar entre até esta sexta-feira (15).
Instituto Nacional de Meteorologia emite alerta laranja de perigo para baixa umidade do ar na região de Piracicaba.
Claudia Assencio/g1
Limeira (SP) marcou temperatura negativa na madrugada na última segunda-feira (11). Em Piracicaba (SP), os termômetros marcaram mínimas abaixo dos 3ºC na mesma data. A cidade está há mais de 14 dias sem nenhum registro de chuvas, segundo a estação meteorológica da Esalq-USP.
O índice de umidade do ar ficou na casa abaixo dos 20% nesta semana. O ideal para a saúde é de 60%. Veja aqui.
Piracicaba registra menor índice de umidade mínima do ar do ano em agosto, segundo estação meteorológica da Esalq
Claudia Assencio/g1
Menos chuvas
No inverno, a frequência de chuvas diminui, podendo haver intervalos de mais de 10 dias entre um episódio de chuva e outro. Isso contribui para ocorrer baixa umidade relativa do ar.
Para cada temperatura, ocorre uma quantidade máxima de vapor de água que consegue permanecer nessa condição, de vapor, explica o meteorologista do Centro de Pesquisas Meteorológicas de Climáticas da Unicamp (Cepagri), Bruno Bainy.
“É o que chamamos de razão de mistura de saturação. Temperaturas mais altas permitem uma maior quantidade de vapor de água. Em regiões tropicais e equatoriais, por exemplo, se atinge maior quantidade de vapor de água na atmosfera. Nas regiões polares, subtropicais, por outro lado, onde as temperaturas são mais baixas, ocorre menos presença de vapor de água”, compara.
Bruna exemplifica que, no polos, o valor típico de saturação, quando se atinge toda capacidade de presença de vapor de água, é de quatro gramas de vapor por quilograma de ar. Em regiões equatoriais, são 20 gramas de vapor de água por quilograma de ar.
Dias seguidos sem chuva, entradas de massas de ar frio, alternadas com a chegada de massas de ar seco, faz do inverno uma estação típica para ocorrência de baixa umidade do ar.
“O vapor de água, que é um gás invisível, integra a composição típica da atmosfera. Ao contrário de outros gases, que têm uma proporção estabelecida bastante homogênea ao redor do planeta, em superfícies e altitudes, o vapor de água tem uma concentração altamente variável, inclusive no espaço. E isso depende muito das temperaturas”, explica Bainy.
Onda de frio deve atingir ao menos 9 estados e vai durar até a próxima semana
Ar seco no inverno: veja outros fatores
Além da dinâmica das massas de ar, outros fatores contribuem para o ar seco no inverno:
Ausência de chuvas: Períodos prolongados sem precipitação, que podem durar 10 dias ou mais, agravam o problema.
Ventilação (Advecção): os ventos, especialmente os que vêm do norte e noroeste durante o inverno, transportam ar mais seco para a região, contribuindo para a redução da umidade relativa do ar.
Piracicaba
Piracicaba não teve nenhum dia de chuva em agosto de 2025, segundo medição do Posto Meteorológico “Jesus Marden do Santos” da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (LEB-Esalq).
A cidade registrou mínimas de até 2,9ºC no mês. As temperaturas médias diárias não alcançaram os 20ºC nos doze primeiros dias de agosto. O índice de umidade relativa do ar ficou entre 19% e 54% no período.
Chuvas e Índice de Umidade Relativa do Ar em Piracicaba
Orientações
Com a ocorrência das baixas temperaturas, os meteorologistas alertam para risco de níveis de umidade do ar abaixo do ideal para saúde da população.
O Instituto Nacional de Meteorologia Inmet (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial para baixa umidade do ar. O aviso vale até às 20h desta sexta-feira (15). Na região de Piracicaba (SP), o índice pode variar entre 30% e 20%, quando o ideal para a saúde humana é de 60%.
O aviso indica ainda baixo risco de incêndios florestais e à saúde e orienta que a população:
Beba bastante líquido
Atividades físicas não são recomendadas
Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia
Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)
“À tarde, o ar seco começa a ganhar força e favorece a queda acentuada dos índices de umidade relativa do ar – que entram em níveis críticos em boa parte do interior paulista”, aponta o Climatempo.
Piracicaba
Sexta-feira (15) – mínima de 6ºC e máxima de 25ºC
Sábado (16) – mínima de 8ºC e máxima de 29ºC
Gramadão do setor de Máquinas Agrícolas da Escola Superior de Agricultura ‘Luiz de Queiroz’ em Piracicaba com geada em 2025
Áureo Santana/ Departamento de Biosistemas da Esalq/USP
Limeira
Sexta-feira (15) – mínima de 7ºC e máxima de 25ºC
Sábado (16) – mínima de 9ºC e máxima de 25ºC
Santa Bárbara d’Oeste
Sexta-feira (15) – mínima de 7ºC e máxima de 25ºC
Sábado (16) – mínima de 9ºC e máxima de 25ºC
VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Piracicaba.