
Suspeitos de assassinar estudante nessa quinta-feira (14) foram presos e apreendidos
O secretário de segurança pública do Piauí, Chico Lucas, anunciou que vai extinguir a Delegacia de Segurança e Proteção ao Menor (DSPM) que investiga casos de menores infratores. O anúncio aconteceu durante entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (15).
LEIA MAIS: Quatro suspeitos de envolvimento em morte de adolescente em escola são detidos
O secretário afirmou que a decisão foi tomada por causa da “interferência do Ministério Público, no caso da promotoria da infância e da juventude, e Justiça em exigir que o Draco e nem o DHPP façam investigações quando tem menor envolvido”.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Além disso, Chico Lucas, disse também que denunciou uma promotora da infância e da juventude ao corregedor do Ministério Público do Piauí (MPPI). O secretario frisou que as forças de segurança fazem seu papel de investigar e prender, mas os órgãos de justiça não julgam os processos a tempo e o menor infrator volta às ruas.
“A prática de crime por menores em Teresina tem sido muito recorrente. E muito se deve ao sistema de responsabilização dos menores infratores principalmente a promotoria e a justiça. Nós ficamos de mãos atadas quando o sistema de responsabilização não julga os processos”, afirmou.
O g1 entrou em contato com o o MPPI e o Tribunal de Justiça e aguarda um posicionamento.
Anúncio após adolescente apreendido
O anúncio da extinção da delegacia aconteceu após a apreensão de um adolescente por suspeita na morte de outro adolescente, o atleta Alex Mariano Nascimento Moura, de 16 anos.
“Essa morte não está na nossa conta. Nós fizemos o nosso papel, nós prendemos, nós investigamos, nós fizemos palestra na escola, nós nos reunimos com a diretora, nós fizemos tudo que estava ao nosso alcance O menor morreu por omissão de uma autoridade estatal” , disse o secretário.
Conforme a SSP-PI, o adolescente suspeito de assassinar Alex Mariano tem nove passagens pela polícia. Ele foi internado provisoriamente duas vezes em 2025, no mês de janeiro e maio.
“Nós não estamos falando de redução da maioridade penal ou que haja uma punição mais severa contra os menores, nós estamos pedindo que a juíza da vara da infância e da juventude e a promotora dessa vara que elas apliquem o ECA ou que ela puna por infração os menores que cometem atos infracionais. Porque esse menor tem 9 registros criminais, mas o processo dele nunca foi julgado. A gente sabia que mais dias ou menos dias ele mataria alguém”, afirmou.
Secretário anuncia fim da Delegacia do Menor Infrator após morte de estudante em escola no PI
Lívia Ferreira/g1 PI
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube