Com bom humor e dando dicas, médico do Samu comenta atendimento a Legendários atacados por abelhas em Goiás


Com bom humor e dando dicas, médico do Samu comenta atendimento a Legendários atacados
O médico Ítalo Costa, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), publicou vídeo em suas redes sociais comentando como foi o atendimento a um grupo de Legendários atacados por abelhas, em Caldas Novas, na região sul do estado. Com uma pegada de humor, o médico falou da chegada do grupo no pronto socorro e da medicação preparada em casos de picada por abelha.
Nas redes sociais, o médico diz que é goiano e paranaense. Em seu perfil no Instagram o humor está presente nas postagens em que ele mistura as brincadeiras com explicações e conta a rotina de atendimento no Samu.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Evento dos Legendários
O ataque aconteceu na sexta-feira (15), no penúltimo dia do evento que começou no dia 13 de agosto. “Os Legendários são a turminha que veste de laranja e sobe a montanha para encontrar com Deus. Só que essa turminha encontrou as abelhas, meu amigo, quase como a praga do Egito”, começou contando o médico Itálo Costa.
O profissional continua o vídeo contando como a equipe se preparou para receber mais de 50 pessoas que precisaram interromper uma trilha por causa das abelhas.
“O mestre de regulação falou o seguinte: ‘-Gente, vai chegar gente demais aqui na UPA, picada de abelha, mais de 50 pessoas’. E aí nós já ficamos preparados, conta Ítalo.
Segundo Ítalo, a primeira ambulância chegou com quatro pacientes e dois deles apresentando sintomas como anaflexia, dois com rubor de pele, muita dor, coceira, mas que não estavam em choque na anaflexia. De acordo com o médico, o tratamento foi feito com adrenalina e oxigênio.
Sempre usando um tom descontraído, o médico continuou explicando como a pessoa picada por abelha deve agir para tirar o ferrão. “Eu vou te falar o que você tem que fazer numa situação dessa”, começou:
“Primeiro, abelha te picou, você vai vir aqui no ferrão, se você for pegar para puxar, você vai espremer a bolsinha de veneno que tem aqui, red total. Pode fazer isso não”, instrui.
LEIA TAMBÉM:
Grupo de Legendários é atacado por abelhas durante evento em Goiás
Vídeo mostra desespero durante ataque de abelhas que interditou rua em cidade de Goiás
Documentário alerta riscos à produção de alimentos diante da ameaça à reprodução de abelhas
Depois fazendo gestos com as mãos ele continua:
“Você vai pegar um cartão, porque aqui não tinha cartão para explicar, imagina que é um cartão (brinca), e a picada está aqui. Você vai apertar para tirar. Um cartão, um garfo, uma faca, com as costas da faca, senão você se corta (alertou). Por quê? Aí você não espreme mais veneno lá para dentro”, explica Ítalo.
O médico deu exemplo de uma pessoa que levou mais de 70 picadas: “Para tirar isso aí, se você espreme mais veneno lá para dentro o cara vai ficar mais inflamado ainda”, alertou o socorrista.
Para terminar o vídeo que misturou descontração e explicação para se prevenir de um ataque de abelhas, o médico brincou um pouco.
“E a turma do Legendário, espero que vocês tenham encontrado com Deus também, não só com as abelhas. Deus abençoe a vocês”, disse.
Médico conta, com bom humor, como foi o atendimento das pessoas picadas por abelhas
Reprodução/Instagram Ítalo Costa
Ataque de abelhas
O ataque aconteceu na sexta-feira (15), no penúltimo dia do evento que começou no dia 13 de agosto. Segundo a secretaria, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atendeu os homens ferroados no final da tarde, por volta das 17h30.
Em nota, o Legendários Caldas Novas informou que “situação foi imediatamente contida por meio da atuação coordenada da equipe de saúde presente e do time de gestão de crise, garantindo resposta ágil, eficaz e segura” (leia a nota na íntegra ao fim do texto) .
Legendários
Segundo o Governo de Caldas Novas, o evento aconteceu na cidade entre os dias 13 e 16 de agosto. No perfil do evento, a “expedição” é descrita como “um chamado para homens que acreditam no que vem de Deus”.
No site, o “Legendários” é descrito como um movimento que “busca a transformação dos homens, famílias e comunidade através de experiências que levem os homens a encontrar a melhor versão de si mesmo e obter um potencial”.
Fundado em 2015 na Guatemala por Chepe Putzu, pastor da Iglesia Casa de Dioso, o movimento tem eventos que combinam pregações religiosas com atividade físicas intensas. A proposta é viver alguns dias “na montanha” para fortalecer o corpo, a mente e o espírito.
Leia a nota do Legendários Caldas Novas na íntegra
“A Coordenação da Rota do Cerrado – Legendários Caldas Novas/GO, no exercício de sua responsabilidade organizacional, vem a público prestar os seguintes esclarecimentos:
Durante a realização do TOP 1181 – Pioneiro Rota do Cerrado, alguns participantes foram atingidos por ferroadas de abelhas. A situação foi imediatamente contida por meio da atuação coordenada da equipe de saúde presente e do time de gestão de crise, garantindo resposta ágil, eficaz e segura.
Todos os envolvidos receberam atendimento no local, sendo estabilizados prontamente. Em observância aos protocolos de segurança e zelo pela integridade dos participantes, alguns foram encaminhados a uma unidade de saúde da cidade para avaliação complementar. Não houve qualquer ocorrência de gravidade, e todos retornaram em plena segurança, prosseguindo até a conclusão do evento juntamente aos demais 250 participantes presentes.
Reiteramos nossa gratidão a Deus pela preservação da vida de cada participante, e agradecemos a todos pela compreensão, maturidade e cooperação. Registramos, ainda, nosso reconhecimento e parabéns aos formandos do TOP Pioneiro 1181 – Rota do Cerrado, certos de que sairão deste marco fortalecidos em fé, identidade e propósito, para impactar gerações.
Assim, reafirmamos nosso compromisso de promover encontros seguros, transformadores e proféticos, nos quais cada vida seja conduzida a um destino de plenitude em Cristo.
Coordenação da Rota do Cerrado
Caldas Novas – GO”
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.