Ladrões tentam furtar jacarés de bronze e danificam chafariz histórico do Centro


Ladrões tentam furtar jacarés de bronze e danificam chafariz histórico do Centro
A Secretaria Municipal de Conservação do Rio de Janeiro realizou, neste fim de semana, uma operação emergencial para retirar as esculturas de bronze conhecidas como os “jacarés do Passeio Público”, que integram o Chafariz do Menino — obra criada em 1783 por Mestre Valentim.
A medida foi tomada após uma tentativa de furto registrada no sábado (16), que causou danos à estrutura do monumento, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Segundo a secretaria, os criminosos chegaram a remover blocos de pedra da fonte para tentar arrancar os jacarés de bronze, localizados na parte traseira do chafariz e parcialmente escondidos pela vegetação. Para evitar novas ações e preservar o conjunto original, o secretário de Conservação, Diego Vaz, determinou a retirada imediata das esculturas.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 RJ no WhatsApp
Bandidos tentaram levar os jacarés e danificaram a base
Divulgação/Secretaria Municipal de Conservação
A operação durou cerca de 3 horas e precisou de maquinário especializado. Técnicos da Gerência de Monumentos da pasta trabalharam na remoção das peças, que pesam entre 300 e 400 quilos cada uma. Por serem feitas de bronze maciço, as esculturas têm alto valor e atraem criminosos. Todo o processo foi acompanhado por representantes do Iphan.
As esculturas foram levadas para um local seguro e permanecerão sob custódia da secretaria até que a fonte seja restaurada. A prefeitura pretende recolocar os jacarés no chafariz após a conclusão dos reparos, garantindo a preservação integral do patrimônio do Passeio Público — considerado o 1º parque público das Américas.
“O que aconteceu foi um ataque grave ao patrimônio cultural da cidade. Eles tiveram a audácia de mexer em pedras enormes de uma fonte tombada, um bem inestimável para o Rio. A retirada dos jacarés é a única maneira de garantir que essas esculturas não sejam furtadas e de proteger a estrutura original enquanto preparamos a reforma”, afirmou o secretário.
O Chafariz do Menino é uma das principais obras de Mestre Valentim, artista que marcou a arquitetura e a escultura do Rio colonial. A peça é formada por um conjunto em granito, com água jorrando da boca de uma criança sentada sobre um barril. Acima, uma cartela traz a inscrição: “Sou útil inda brincando”. Os 2 jacarés de bronze, modelados de forma realista, compõem a parte traseira da fonte, integrada ainda por escadarias e amuradas.
Pedregulhos chegaram a ser arrancados da base do chafariz
Divulgação/Secretaria Municipal de Conservação
Adicionar aos favoritos o Link permanente.