Quem passar pelo Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (CESCB), entre os dias 18 e 31 de agosto, é convidado a viajar no tempo e relembrar a chegada dos primeiros imigrantes italianos a Santa Catarina. Na mostra “Pelos Fios da História”, o público poderá conferir a fiel reprodução dos trajes dos imigrantes vindos das regiões de Trento, Vêneto, Veneza, Verona, Vicenza, Lombardia e do Piemonte, na Itália.
Desenvolvida pela UNIFEBE, a exposição é fruto de pesquisas e visitas a museus etnográficos na Itália, além da análise técnica de peças originais, do período de 1850 a 1900. Os trajes foram reproduzidos de acordo com as modelagens, os tecidos e os detalhes das vestimentas populares da época. Com entrada gratuita ao público, a mostra integra as comemorações do sesquicentenário da imigração italiana no estado.
“A mostra ‘Pelos Fios da História’ é uma exposição sensorial de resgate histórico. Cada elemento foi pensado para despertar a emoção do espectador. É um verdadeiro convite para voltar no tempo e relembrar as primeiras famílias que saíram dos portos da Itália rumo a Santa Catarina. Por meio da cultura do vestir queremos resgatar e valorizar a memória cultural desses imigrantes, que contribuíram para a formação social, étnica e econômica de todo o nosso estado”, revela a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz.

Serviço
O quê: Exposição Pelos Fios da História
Quando: De 18 a 31 de agosto
Onde: No 1.º piso do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque – CESCB. Rua Pedro Werner, 180, Jardim Maluche.
O post Como eram os trajes dos primeiros imigrantes italianos que chegaram em SC? Exposição mostra em detalhes apareceu primeiro em Olhar do Vale.