
Equipe do DRACO
Reprodução redes sociais
Uma clínica privada suspeita de desviar e vender doses de vacinas do SUS contra a tuberculose foi alvo de uma operação da Polícia Civil em Cacoal (RO), na manhã desta terça-feira (19). De acordo com as investigações, servidores municipais também são suspeitos de envolvimento no esquema.
Segundo a polícia, as vacinas desviadas eram destinadas exclusivamente ao SUS e estavam sendo vendidas por R$ 200 cada dose. Desde maio de 2023, esse imunizante deixou de ser oferecido na rede privada.
Durante a operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em residências de investigados, na sede da clínica, na Secretaria Municipal de Saúde de Cacoal e no Centro Especializado em Reabilitação (CER II), unidade pública que atende pessoas com deficiência.
Documentos, equipamentos eletrônicos e registros que podem comprovar o esquema foram apreendidos.
A Polícia Civil informou que, além do desvio de recursos públicos, o caso representa risco à saúde da população, já que vacinas aplicadas fora da rede oficial podem não seguir os protocolos de armazenamento e conservação exigidos para garantir a eficácia do imunizante.
A ação foi realizada pela 2ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco 2), com apoio do Ministério Público de Rondônia (MP-RO).