
Ministro do Desenvolvimento acompanha chegada das águas do São Francisco no RN
As comportas da barragem de Oiticica, em Jucurutu, foram abertas nesta terça-feira (19) para dar vazão às águas da transposição do Rio São Francisco, permitindo que o fluxo siga em direção à barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do Rio Grande do Norte. As águas chegaram em definitivo ao estado na semana passada.
A solenidade foi acompanhada pelo ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e pela governadora Fátima Bezerra (PT), além de secretários estaduais, prefeitos e muitos moradores da região.
📳 Clique aqui para seguir o canal do g1 RN no WhatsApp
LEIA TAMBÉM
CHEGADA: Águas da transposição do São Francisco chegam ao RN sem interrupção, diz governo do estado
CAMINHO ATÉ O ESTADO: Entenda como as águas da transposição do Rio São Francisco vão chegar ao RN
A governadora Fátima Bezerra afirmou que o momento representa um marco histórico. “Nós estamos celebrando a chegada das águas do São Francisco ao Seridó, agora de forma planejada, consistente e contínua. Isso significa que, a partir de agora, o povo do Seridó conta, para sempre, com essas águas para saciar a sede e para promover o desenvolvimento”, declarou.
O ministro Waldez Góes reforçou que o projeto vai além do abastecimento humano. “Não estamos falando só de água para matar a sede. Estamos falando de desenvolvimento, de turismo, de agricultura, de geração de oportunidades. O presidente Lula deixou claro: é preciso acelerar para que a água também seja motor do desenvolvimento econômico do semiárido”, afirmou.
A cerimônia também contou com a participação de prefeitos da região. Rogério Soares, de Jardim de Piranhas, destacou o impacto econômico local. “Agora, o pequeno agricultor, que antes não tinha condições de plantar, pode cultivar frutas e verduras e vender para as prefeituras, gerando emprego e renda para o município”, disse.
Em Jucurutu, o prefeito Iogo Queiroz destacou o fim dos problemas de abastecimento. “Jucurutu acabou com o problema de água com essa chegada das águas do Rio São Francisco e, graças a Deus, vamos ter água em abundância para a população de Jucurutu e toda a região do Seridó”, afirmou.
O secretário de Recursos Hídricos, Paulo Varella, ressaltou o simbolismo da obra e o alcance histórico da transposição.
“Hoje sintetiza a luta de mais de século e meio, de tantos sonhos que se tornam realidade. A água vai chegar à casa das pessoas e também servirá para o desenvolvimento: produção de leite, queijo, frutas e outros produtos. Estamos começando uma nova era no Seridó”, falou.
Segundo o Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), desde que as águas chegaram ao estado na semana passada, o nível da barragem de Oiticica já aumentou cerca de 2 centímetros. O reservatório tem capacidade para 742 milhões de metros cúbicos e atende diretamente dezenas de municípios do Seridó.
Rio São Francisco
O Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) tem 477 quilômetros de extensão em dois eixos e deverá garantir segurança hídrica a cerca de 12 milhões de pessoas em 390 municípios nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
O Eixo Norte, que atende a região Seridó, vai de Cabrobó (PE) passando por PB e CE até chegar ao RN. O volume do fluxo inicial das águas é de 2,95 m³/s com prioridade para abastecimento humano e agricultura familiar.
Abertura das Comportas da Barragem de Oiticica
Carmem Felix/Assecom
Veja os vídeos mais assistidos do g1 RN
As águas da transposição do Rio São Francisco chegaram nesta terça-feira (19) ao Seridó potiguar em cerimônia acompanhada pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e pela governadora Fátima Bezerra. As ága