Costa Azul: da modernidade à beira-mar a transformação do mercado imobiliário

Planejado e consolidado a partir da década de 1980, o bairro do Costa Azul é um retrato da Salvador contemporânea. Localizado em posição estratégica, entre a Pituba e a Boca do Rio, mescla a tranquilidade de uma vida à beira-mar com a efervescência de um polo urbano que oferece comércio variado, serviços completos e múltiplas opções de lazer. A poucos minutos da Avenida Tancredo Neves – eixo de negócios da capital – e também conectado à Orla, pela Avenida Otávio Mangabeira, o bairro une conveniência e qualidade de vida em pouco mais de um quilômetro quadrado de extensão.Desde a sua concepção, o Costa Azul nasceu com o conceito de planejamento urbano que prioriza a infraestrutura e a integração com a cidade. Sua paisagem é marcada por edifícios residenciais de médio e alto padrão, áreas verdes e uma orla convidativa para a prática de esportes, que atrai moradores e visitantes. O grande cartão-postal é o Parque Costa Azul, coração do bairro e cenário de eventos culturais e atividades ao ar livre.Além da proximidade com bairros igualmente bem estruturados, como Pituba e Stiep, o Costa Azul se beneficia da mobilidade oferecida por vias importantes, como a Avenida Professor Magalhães Neto, além da Orla. Essa localização privilegiada coloca o bairro como rota de passagem entre regiões movimentadas, o que, ao mesmo tempo em que potencializa o comércio, também traz desafios para o trânsito.Fluxo e mobilidade urbanaDe acordo com a Transalvador, não há dados consolidados de fluxo veicular exclusivos para o bairro, mas a condição de ligação entre áreas de intenso movimento, somada à presença de grandes estabelecimentos comerciais e unidades de ensino próximas ao bairro, aumenta o tráfego, especialmente em horários de pico. Segundo o órgão, a Rua Arthur de Azevedo Machado, por exemplo, concentra polos geradores de tráfego que impactam a mobilidade local.“Nos últimos anos, a Transalvador efetuou algumas alterações e requalificações visando aprimorar a segurança viária no bairro e melhorar a fluidez. Podemos citar a implantação do canteiro central entre as ruas Adelaíde Fernandes da Costa e Dr. Raimundo Magaldi, com pintura de faixas para facilitar a travessia de pedestres. Houve também a implantação de uma ciclofaixa na Rua Arthur de Azevedo Machado”, afirma o superintendente de Trânsito de Salvador, Diego Brito.

Jardim de Alah, Praia de Armação

|  Foto: Olga Leiria / Ag. A TARDE

Entre as intervenções recentes, de acordo com o órgão, estão a instalação de semáforos inteligentes em pontos estratégicos, como o cruzamento da Octávio Mangabeira com o Jardim de Alah (antigo Bambara) e na interseção da Rua Arthur de Azevedo Machado com a Rua Pimenta Bastos. Outras áreas contempladas incluem o acesso ao GBarbosa e o entroncamento com a Rua Augusto Lopes Pontes.A dinâmica do trânsito acompanha o ritmo de transformação do bairro. “O trânsito é dinâmico, principalmente numa área que está em constante alteração de necessidades, com surgimentos de novos empreendimentos e expansão imobiliária. Então, a Transalvador atua no sentido de readequar o trânsito às necessidades que surgem ou que se alteram”, pontua Brito.Segundo ele, está em estudo, por exemplo, uma operação especial na Rua Dr. Augusto Lopes Pontes, que, em dias de evento no Centro de Cultura Cristã da Bahia (CECBA), que apresenta longos congestionamento. “A proposta é torná-la mão única nesses períodos”. Outra intervenção apontada pelo superintendente é na orla que, com a chegada de um grande supermercado ao lado de um posto de combustíveis ganhou um projeto de requalificação do conjunto semafórico próximo ao retorno do antigo Bambara, além da possibilidade de instalação de semáforo na altura do restaurante Chalezinho, atendendo a pedidos da comunidade para melhorar a travessia de pedestres.Perfil populacional e limites geográficosInstituído oficialmente como bairro pela Lei Municipal nº 9.278/2017, o Costa Azul tem área de 1,11 km², segundo o IBGE. Limita-se com Pituba, Jardim Armação e Stiep. No Censo de 2010, contava com cerca de 20.204 habitantes, predominância feminina (55,81%) e maioria autodeclarada branca (43,62%). Mais da metade da população tinha entre 20 e 49 anos, com renda média domiciliar em torno de R$ 5.737,00. A taxa de analfabetismo entre os responsáveis por domicílio era de 18,22%. A infraestrutura domiciliar é praticamente universal, com abastecimento de água, coleta de lixo e rede de esgoto.

|  Foto: Editoria de Arte A TARDE

Serviços e comércio diversificadoA oferta de serviços no Costa Azul é ampla e atende tanto às necessidades do dia a dia quanto a demandas especializadas. De acordo com a Secretaria da Fazenda de Salvador, o bairro abriga 781 lojas comerciais, 251 bares e restaurantes, 85 estabelecimentos de saúde, três centros estéticos e 23 academia.As opções gastronômicas vão do fast food, como McDonald’s, a casas tradicionais como o Chalezinho, que funciona há mais de 30 anos na orla, famoso por bolos, brigadeiros e pratos servidos de frente para o mar. “Gosto muito de comer no Chalezinho. Tem um camarão ao alho e óleo que é delicioso. Depois da corridinha sento para tomar uma geladinha e comer esse camarão. É muito relaxante. Não moraria em outro lugar. Acho que o Costa Azul vicia e a gente não quer mais sair daqui”, diz o administrador Rodrigo Dias, morador do bairro.Outro circuito gastronômico se consolidou entre as ruas Arthur Ferreira Machado e Clóvis Veiga, reunindo pizzarias, hamburguerias, delicatessens e bares. Entre eles, nomes como a Villa Napoli, Bar do Luiz e o Espetinho do Dinho movimentam a vida noturna.O bairro também conta com duas unidades de ensino públicas de grande porte – o Colégio Estadual Thales de Azevedo e o Colégio Municipal Padre Confa -, além de instituições particulares como o Cândido Portinari, o Centro Educacional Costa Azul, a Escola Gênesis e a creche Solaris Kids.

Fachada do Colegio Thales de Azevedo

|  Foto: Raphael Muller / Ag. A TARDE

Transformações e mercado imobiliárioA antiga “rua dos motéis”, antes símbolo de uma ocupação comercial específica, está sendo gradualmente substituída por empreendimentos residenciais modernos, no formato de estúdios e apartamentos de um quarto. O boom imobiliário recente trouxe condomínios com infraestrutura completa – piscinas, áreas de lazer e espaços gourmet -, modificando a paisagem urbana antes dominada por prédios menores, característicos até o início dos anos 2000.Para o administrador Rodrigo Dias, essa evolução mantém o bairro entre os mais valorizados da cidade. “É fácil pegar a BR-324, pegar o Litoral Norte a partir da Paralela, ficamos no meio de tudo, sendo muito fácil a locomoção. Além disso, gosto muito de esportes e tem essa praia com uma vasta área de areia para jogar futevôlei, altinha, correr, andar de bicicleta, relaxar olhando o mar, tomar um açaí ou comer um espetinho na orla.”Identidade e estilo de vidaO Costa Azul é, acima de tudo, um bairro de contrastes harmônicos: moderno, mas com espírito comunitário; agitado, porém com recantos de tranquilidade. É um território onde o comércio e o serviço de proximidade convivem com grandes redes, e onde o mar, sempre presente, dita um ritmo de vida que equilibra trabalho e lazer.Esse perfil explica por que muitos moradores resistem à ideia de sair dali. Entre os edifícios, as áreas verdes e o cheiro de mar, o Costa Azul segue se reinventando, mantendo a essência que conquistou sua população: oferecer, em um só lugar, localização estratégica, infraestrutura completa e a sensação de viver em uma Salvador que olha para o futuro sem abrir mão do calor humano típico da cidade.

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