A Transpetro, braço de logística da Petrobras, decidiu relançar a licitação para construção de barcaças, agora com escopo ampliado para 20 unidades, depois do baixo interesse registrado no processo de maio. À época, apenas um armador apresentou proposta, com preço acima do considerado competitivo pela companhia.
Segundo o presidente-executivo da Transpetro, Sergio Bacci, a releitura do projeto busca ganho de escala e maior atratividade para estaleiros nacionais e estrangeiros. “Estamos finalizando o processo. Devemos lançar o edital para as barcaças em setembro”, afirmou Bacci durante evento no Rio de Janeiro.
O que estava previsto e o que muda
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Edital de maio (planejamento até 2026): 20 barcaças, 20 empurradores e 4 rebocadores.
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Novo movimento: relançamento focado em 20 barcaças no curto prazo, com avaliação sobre quando e como incluir empurradores e rebocadores ainda em aberto.
Por que barcaças agora?
As barcaças são essenciais para o escoamento de petróleo, derivados e biocombustíveis em rios e hidrovias, reduzindo custos logísticos e emissões por tonelada transportada. Em regiões como Amazônia, Pantanal e bacias do Sudeste, elas aumentam a capilaridade de abastecimento e aliviam pressões sobre rodovias.
Escala para destravar preço e competição
Ao elevar o volume para 20 unidades em um único pacote, a Transpetro busca:
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Diluir custos fixos de projeto e engenharia;
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Aumentar a competição entre construtores navais;
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Padronizar especificações, simplificando manutenção e operação;
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Agilizar entregas ao escalonar lotes por cronograma.
Impacto para a indústria naval
O novo edital tende a reativar carteira de pedidos em estaleiros, mobilizando cadeias de aço, mecânica, elétrica e sistemas de navegação. Para fornecedores, o pacote cria previsibilidade de demanda e favorece contratos de longo prazo.
E os empurradores e rebocadores?
Bacci não detalhou se o novo certame já incluirá empurradores e rebocadores. Esses ativos são decisivos:
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Empurradores conduzem comboios de barcaças, otimizando consumo de combustível e segurança;
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Rebocadores apoiam manobras portuárias e operações de atracação em terminais com diferentes calados e correntes.
Abastecimento e transição energética
Com mais barcaças, a Transpetro pretende liderar o transporte hidrovias de petróleo, derivados e biocombustíveis, ampliando a flexibilidade operacional da malha e apoiando a segurança energética. O reforço da frota também favorece misturas e distribuição de renováveis, como o diesel com biodiesel e o etanol, integrando a cadeia de suprimento em rotas fluviais estratégicas.
Próximos passos esperados
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Publicação do edital em setembro com critérios técnicos, prazos e exigências de conteúdo local e sustentabilidade;
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Roadshow com estaleiros para esclarecer especificações e garantir competição;
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Fase de propostas com foco em custo total de propriedade (TCO), eficiência energética e desempenho operacional;
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Assinatura dos contratos e início de construção com entregas faseadas até 2026, conforme capacidade de cada estaleiro.
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