Transpetro relança edital e mira 20 barcaças em setembro

A Transpetro, braço de logística da Petrobras, decidiu relançar a licitação para construção de barcaças, agora com escopo ampliado para 20 unidades, depois do baixo interesse registrado no processo de maio. À época, apenas um armador apresentou proposta, com preço acima do considerado competitivo pela companhia.

Segundo o presidente-executivo da Transpetro, Sergio Bacci, a releitura do projeto busca ganho de escala e maior atratividade para estaleiros nacionais e estrangeiros. “Estamos finalizando o processo. Devemos lançar o edital para as barcaças em setembro”, afirmou Bacci durante evento no Rio de Janeiro.

O que estava previsto e o que muda

  • Edital de maio (planejamento até 2026): 20 barcaças, 20 empurradores e 4 rebocadores.

  • Novo movimento: relançamento focado em 20 barcaças no curto prazo, com avaliação sobre quando e como incluir empurradores e rebocadores ainda em aberto.

Por que barcaças agora?

As barcaças são essenciais para o escoamento de petróleo, derivados e biocombustíveis em rios e hidrovias, reduzindo custos logísticos e emissões por tonelada transportada. Em regiões como Amazônia, Pantanal e bacias do Sudeste, elas aumentam a capilaridade de abastecimento e aliviam pressões sobre rodovias.

Escala para destravar preço e competição

Ao elevar o volume para 20 unidades em um único pacote, a Transpetro busca:

  • Diluir custos fixos de projeto e engenharia;

  • Aumentar a competição entre construtores navais;

  • Padronizar especificações, simplificando manutenção e operação;

  • Agilizar entregas ao escalonar lotes por cronograma.

Impacto para a indústria naval

O novo edital tende a reativar carteira de pedidos em estaleiros, mobilizando cadeias de aço, mecânica, elétrica e sistemas de navegação. Para fornecedores, o pacote cria previsibilidade de demanda e favorece contratos de longo prazo.

E os empurradores e rebocadores?

Bacci não detalhou se o novo certame já incluirá empurradores e rebocadores. Esses ativos são decisivos:

  • Empurradores conduzem comboios de barcaças, otimizando consumo de combustível e segurança;

  • Rebocadores apoiam manobras portuárias e operações de atracação em terminais com diferentes calados e correntes.

Abastecimento e transição energética

Com mais barcaças, a Transpetro pretende liderar o transporte hidrovias de petróleo, derivados e biocombustíveis, ampliando a flexibilidade operacional da malha e apoiando a segurança energética. O reforço da frota também favorece misturas e distribuição de renováveis, como o diesel com biodiesel e o etanol, integrando a cadeia de suprimento em rotas fluviais estratégicas.

Próximos passos esperados

  1. Publicação do edital em setembro com critérios técnicos, prazos e exigências de conteúdo local e sustentabilidade;

  2. Roadshow com estaleiros para esclarecer especificações e garantir competição;

  3. Fase de propostas com foco em custo total de propriedade (TCO), eficiência energética e desempenho operacional;

  4. Assinatura dos contratos e início de construção com entregas faseadas até 2026, conforme capacidade de cada estaleiro.

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