Como muro subterrâneo de 6 km em praia de Balneário Camboriú vai proteger orla da maré alta


Praia alargada de Balneário Camboriú terá muro subterrâneo para proteger orla
Um muro subterrâneo de cerca de 6 km de extensão começou a ser construído na Praia Central de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, para proteger a orla da maré alta.
A estrutura de concreto armado terá mais de dois metros de profundidade e vai funcionar como contenção e barreira contra a erosão, segundo o município. A obra faz parte do projeto de reurbanização da orla, estimado em mais de R$ 31 milhões, ao todo (veja mais abaixo).
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
O primeiro dos cerca de 24 trechos previstos tem 1,5 km de extensão e começou a ser construído neste mês. Os trabalhos, nesta etapa, começaram na Rua 3920 e vão até o molhe da Barra Sul, um dos pontos turísticos da cidade, com passarela para pedestres e mirantes.
A orla é contornada pela Avenida Atlântica, onde estão localizados muitos dos arranha-céus mais altos e luxuosos do município. A cidade possui os imóveis com o custo do metro quadrado mais alto do Brasil, segundo o índice FipeZap.
Como funciona
Após a megaobra de alargamento, que aumentou em 2021 a faixa de areia da Praia Central para 70 metros, poças de água semelhantes a piscinas naturais passaram a aparecer na orla em períodos de maré alta, chamando a atenção de frequentadores e gerando questionamentos sobre os efeitos dessa ampliação.
🏖️ Segundo a prefeitura, o muro feito de concreto armado (junção de concreto com barras de aço) e base de pedra vai funcionar como proteção costeira para evitar a formação desses acúmulos de água.
A contenção será construída entre a área de restinga e o passeio para pedestres, que também fazem parte da reurbanização (veja o projeto da prefeitura abaixo).
Muro subterrâneo será inserido dentro de projeto de reurbanização da orla de Balneário Camboriú
Prefeitura de BC/ Divulgação
Para a realização da obra, foi necessário o fornecimento de uma licença ambiental pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e a autorização da Secretaria do Patrimônio da União (SPU).
Leia também:
Calçadão de Balneário Camboriú reduz faixa de areia em 15 metros no 1º trecho da megaobra
Senna Tower: maior arranha-céu do mundo terá 204 apartamentos e elevadores ultrarrápidos
Reurbanização
A construção do muro subterrâneo ocorre junto com a obra de reurbanização, que inclui também a construção de galerias subterrâneas e a ampliação do calçadão e de áreas de lazer.
A obra de reurbanização começou em novembro de 2023. A planta prevê a ampliação do calçadão, jardim à beira-mar com áreas de lazer, quiosques, iluminação e três espaço para exercícios.
No total, a prefeitura quer reurbanizar 6 quilômetros de extensão da orla. As intervenções serão feitas de maneira gradual nos trechos propostos. Não foi divulgado prazo para o fim dos trabalhos.
Começam obras de macrodrenagem na Praia Central em Balneário Camboriú
Praia Central de Balneário Camboriú
Allan Pedro/NSC
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.