
Van da RBTrans que levava cadeirante perde o controle e bate contra portão de casa no AC
Uma van do Serviço de Atendimento ao Usuário com Deficiência (Saud), que levava uma cadeirante para casa, bateu contra o portão de uma residência, localizada na Rua Jerusalém II, bairro Jorge Lavocart, na tarde do último domingo (24). Ninguém ficou ferido, mas houve danos na casa atingida.
Em nota, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans) informou que o veículo era operado por empresa terceirizada e que o prejuízo será ressarcido aos donos do imóvel. (Veja o posicionamento completo mais abaixo)
📲 Baixe o app do g1 para ver notícias do AC em tempo real e de graça
Ao g1, a estudante de pedagogia, Luane Pereira do Nascimento, 20 anos que é moradora da casa onde a van bateu, contou que estava cozinhando junto com a mãe no momento da batida, quando as duas escutaram um barulho, mas não se atentaram ao que poderia ter sido.
“Estávamos organizando as marmitas da semana. Escutamos um barulho, só que não associamos, porque a gente nunca vai imaginar que vai entrar um carro no portão. O vizinho gritou da casa dele falando que um carro tinha batido no nosso portão e fomos lá na frente ver”, disse ela.
A estudante mencionou que seu primeiro pensamento foi ver se a colisão tinha atingido os veículos da família e constatou que os danos haviam sido apenas no portão e na coluna da casa.
“Era uma moça que estava dirigindo e ela foi bem pacífica. Explicou para a gente que, aparentemente, foi um problema no freio. Depois, chegou um rapaz e conversou com o meu pai, e ficou acertado que ele iria custear todos os bens perdidos: o portão, um pouco da lajota, a coluna e o ferro que corre o portão. Foi um susto, mas depois a gente conseguiu resolver”, afirmou ela.
Van da RBTrans perdeu o controle e bateu contra portão de casa no AC
Luane Pereira/Arquivo pessoal
Luane pontuou que, após o acidente, algumas pessoas falaram nas redes sociais que o acidente foi causado por um homem que estaria alcoolizado, o que ela nega. “A moça não estava alcoolizada. Ela estava tranquila, conversou com a gente, então dá para saber [se estava ou não]. Foi tranquila a solução do problema. A gente conseguiu conversar e se acertou”, complementou.
A cadeirante que estava dentro da van, segundo a estudante, é uma vizinha dela que estava voltando para casa e que sempre utilizava o transporte.
“Ela ficou muito nervosa porque no momento em que o carro bateu, ela estava dentro. Então acredito que foi isso que levou ela a passar mal, por conta de toda a situação. Mas depois ela se acalmou e tudo se solucionou”, finalizou.
Nota de Esclarecimento – RBTrans
“A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans), esclarece sobre o incidente ocorrido na noite deste domingo (24), envolvendo uma van do Serviço de Atendimento ao Usuário com Deficiência (SAUD), operada por empresa terceirizada.
O veículo desceu uma ladeira após falha humana e colidiu contra o muro de uma residência. A empresa responsável assumiu integralmente a responsabilidade, comprometendo-se a reparar os danos no imóvel e no veículo.
A RBTrans segue acompanhando a situação e permanece à disposição para quaisquer esclarecimentos.
Rio Branco – AC, 25 de agosto de 2025.
Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito – RBTrans”
VÍDEOS: g1