A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MG) faz operação Apate em postos de gasolina em Belo Horizonte nesta terça-feira (26). Conforme a apuração do BHAZ, são conferidas irregularidades na qualidade do combustível, além de possíveis fraudes fiscais, adulteração, formação de cartel e ilícitos relacionados ao descumprimento de normais de proteção do consumidor.
Além da Sejusp, a ação conta com fiscais da Prefeitura de BH (PBH), da Receita Estadual, investigadores da Polícia Civil, agentes da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e Corpo de Bombeiros (CBMMG). Essa é a terceira fase da operação.
Ainda não há um balanço da quantidade de postos da cidade envolvido na operação. Um deles é um posto no bairro União, na região Nordeste. Os estabelecimentos fiscalizados hoje fazem parte de algum tipo de investigação nas instituições envolvidas.
Operação em Minas
No dia 5 de agosto, a Sejusp fez ações de fiscalização integrada em onze postos de combustíveis em quatro cidades mineiras: Três Pontas, Poços de Caldas, Uberlândia e Juiz de Fora. Dois postos foram completamente interditados por adulteração na gasolina e informidade no óleo diesel, dentre outras irregularidades nas bombas.
Os testes de qualidade dos combustíveis foram realizados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e pelo Ministério Público/Procon. Já o Instituto de Metrologia e Qualidade de Minas Gerais (Ipem) atuou fiscalizando as bombas medidoras de combustível.
O post VÍDEO: Fiscalização em postos de combustível de BH mira adulteração e formação de cartel apareceu primeiro em BHAZ.