Zema assina decreto que prioriza obras do Rodoanel Metropolitano de BH

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), determinou, em decreto, prioridade para as obras de implementação do Rodoanel Metropolitano de Belo Horizonte. Com a decisão, publicada no Diário Oficial de Minas Gerais desta terça-feira (26), os trabalhos passam a ser tratados como “empreendimento estratégico”.

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Com o decreto de número 628, a elaboração de projetos e construção do Rodoanel passam a ter prioridade no processo de licenciamento ambiental. Com isso, a Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) deve analisar os pedidos de licença do Rodoanel com preferência em relação a outros processos.

Além disso, outros órgãos do Poder Executivo estadual deverão dar tratamento especial à emissão de anuências, manifestações, licenças, autorizações, certidões e outorgas necessárias ao licenciamento ambiental especial. O decreto vale a partir da data de publicação.

Rodoanel Metropolitano

O Rodoanel Metropolitano promete aliviar o trânsito do Anel Rodoviário de BH. Em entrevista ao BHAZ, o subsecretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais (Seinfra), Aaron Duarte Dalla, diz estar confiante com a execução do traçado proposto para a estrutura.

“Estamos em diálogo com os municípios e, apesar das dificuldades com Contagem e Betim, estamos em conversas constantes com as lideranças locais. O traçado proposto foi avaliado sob diversos aspectos, como econômicos, financeiros e ambientais, e chegou-se à conclusão de que ele é o que melhor atende a todos esses critérios. Já foram feitas alterações para atender pontos específicos em Contagem e Betim. O traçado do Estado é uma diretriz, mas algumas adequações pontuais já foram feitas. Por exemplo, no bairro Nascentes Imperiais, conseguimos desviar o trajeto para minimizar o impacto sobre áreas vulneráveis. Continuamos abertos a outras adaptações pontuais, e essa possibilidade já foi apresentada às Prefeituras de Betim e Contagem”, declarou.

O Rodoanel, segundo Dallas, vai retirar entre 4 mil e 5 mil caminhões da área urbana de Belo Horizonte, o que deve evitar acidentes no Anel Rodoviário. A via vai passar por diferentes cidades da Região Metropolitana. Em agosto de 2022 a empresa italiana INC S.P.A arrematou o projeto por R$ 91 milhões. A empresa será responsável pela obra e administração da via, que terá pedágios instalados.

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