TRE promove ação para incentivar cadastramento biométrico em Astolfo Dutra


TRE faz caranava para coleta da biometria em atendimento aos eleitores
Site TRE
O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) irá realizar em Astolfo Dutra, na Zona da Mata mineira, uma ação para incentivar cadastramento biométrico no município, que tem menos da metade da população com biometria cadastrada.
A ‘Caravana da Biometria’ vai acontecer entre os dias 28 de agosto e 7 de setembro, e o ônibus ficará estacionado na Praça Governador Valadares.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Zona da Mata no WhatsApp
O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados e domingos, das 9h às 17h.
Além do cadastramento biométrico, serão oferecidos serviços como emissão de título de eleitor, transferência de domicílio eleitoral, revisão de dados e regularização do cadastro.
Para ser atendido, o eleitor deve apresentar:
Documento de identidade com foto; certidão de nascimento ou casamento;
Comprovante de endereço;
Homens que completam 19 anos em 2025 também precisam levar o comprovante de quitação do serviço militar.
Baixa adesão à biometria
Dados do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE‑MG) mostram que cerca de 5 milhões de eleitores ainda não registraram sua biometria, o que corresponde a 29,47% do eleitorado mineiro.
Em Astolfo Dutra, 55,43% dos eleitores ainda não cadastraram a biometria. Dos 10.701 eleitores aptos, apenas 4.769 já realizaram o procedimento, o que reforça a importância da passagem da Caravana pela cidade.
A ação é parte de um esforço do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) para ampliar a cobertura biométrica no estado. Desde que foi iniciada, em 2009, mais de 11 milhões de eleitores mineiros (70,8%) já tiveram as digitais cadastradas.
Eleitores que tiverem dúvidas podem entrar em contato com o Disque-Eleitor pelos telefones 148 (dentro de Minas Gerais) ou (31) 2116-3600.
ASSISTA TAMBÉM: 30% dos eleitores mineiros ainda não têm biometria
30% dos eleitores mineiros ainda não têm biometria
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes
Adicionar aos favoritos o Link permanente.