
Rodeios movimentam R$ 9 bilhões e impulsionam turismo, moda e comércio
A temporada de rodeios começou e, para além das arenas lotadas, looks estilosos, competição e música, o universo sertanejo se mostra também um grande motor da economia brasileira.
Só em 2024, de acordo com dados da Confederação Nacional de Rodeios (CNAR), as festas de peão movimentaram mais de R$ 9 bilhões em todo o país e, no interior de SP, os reflexos positivos também afetam o setor de serviços e comércio.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Em Bauru, o efeito é sentido principalmente pelo setor de viagens e pelo comércio de moda country. Na cidade, agências de viagem acompanham a agenda dos rodeios e registram procura por pacotes de excursões para os principais eventos.
Temporada de rodeios movimenta setor de viagens, moda country e música no interior de SP
Ricardo Nasi/g1
Segundo a empresa de Ketlyn Cristine de Oliveira, que atua há oito anos no mercado de Bauru, excursões para a tradicional Festa do Peão de Barretos já têm datas esgotadas há meses, e uma van extra foi disponibilizada para atender a demanda.
“Esse sábado já esgotou o primeiro ônibus saindo de Bauru, com mais de 56 passageiros. Também temos uma van extra e outro ônibus saindo de Lins, com 44 pessoas. A procura não para”, contou Ketlyn.
Para o autônomo Juliano Rodrigues dos Santos, estar presente nesses eventos vai além do lazer: “Estar nesses lugares é um privilégio. Eu não vou só por ir. Vou porque gosto, amo esse mundo”, disse em entrevista à TV TEM.
Temporada de rodeios movimenta setor de viagens, moda country e música no interior de SP
Reprodução/TV TEM
🎙️ Representatividade do interior
De Pirajuí (SP), Lucas Akira e Fábio, conhecidos como “Japanejos”, também estiveram presentes durante a festa, e constroem uma história com mais de 17 anos de relevância dentro do cenário sertanejo.
Estar dentro da festa logo após o lançamento de seu mais recente DVD, o “Nossa Playlist 2”, para a dupla, é a realização de uma promessa feita desde muito cedo.
Lucas Akira e Fábio em Barretos (SP)
Divulgação
“Barretos começou como uma promessa. A gente via Barretos nas revistas country que comprávamos, que gostávamos muito de ver, já que sempre fomos muito ligados ao mundo rural. Já fomos no Parque de Barretos, não foi dia de festa, e fizemos uma promessa de que só iríamos na Festa do Peão de Barretos para cantar”, relatou Lucas Akira.
A apresentação foi realizada na quinta-feira (21), no Palco Bhrama da grande festa. Fábio, em depoimento, finaliza: “Estar em Barretos, para nós, é um sonho, dos maiores”.
⭐ Moda country
Um dos itens essenciais da experiência é a vestimenta típica. Lojas especializadas em Bauru oferecem botas, cintos de fivela, chapéus e outros acessórios.
Temporada de rodeios movimenta setor de viagens, moda country e música no interior de SP
Reprodução/TV TEM
Ana Carolina Reis, que administra uma dessas lojas com o marido Marco há cinco anos, destaca que o negócio começou com produtos para cavalos e se expandiu para vestuário com o crescimento dos eventos.
“Antes, o público era só quem mexia com cavalo. Hoje, em Barretos ou Jaguariúna, a maioria é gente da cidade que quer se vestir com o estilo country”, explicou em entrevista à TV TEM.
Além disso, um serviço curioso de modelagem de chapéus também ganhou força nesse cenário. Jefferson Rodrigues de Souza, conhecido como “head shaper”, ajusta mais de 400 chapéus por semana, garantindo que cada peça fique no tamanho ideal e harmonize com o estilo de cada pessoa.
Temporada de rodeios movimenta setor de viagens, moda country e música no interior de SP
Reprodução/TV TEM
“O pessoal procura porque ninguém quer ir com o chapéu de qualquer jeito. Reformamos peças antigas e deixamos novas, além de modelar conforme a necessidade do cliente”, explicou Jefferson.
Com o aumento da procura por viagens, roupas e acessórios, a temporada de rodeios não se limita à competição e entretenimento: movimenta empregos, serviços e comércio, mostrando a força da cultura sertaneja na economia nacional e local.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da região