Avião suspeito de dar apoio ao garimpo cai após tentar fazer pouso forçado e colidir com caminhão em Roraima


Avião caiu após tentar fazer um pouso forçado em Roraima.
PRF/Divulgação
Um avião de pequeno porte, suspeito de ser usado para dar suporte a logística do garimpo ilegal, caiu após tentar fazer um pouso forçado e colidir com um caminhão em uma fazenda no município de Alto Alegre, ao Norte de Roraima, nessa quinta-feira (28). Ninguém se feriu.
O acidente aconteceu por volta das 9h, quando o piloto fazia a manobra. O avião colidiu com o munck — ferramenta semelhante a um guindaste — acoplado ao caminhão da fazenda.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 RR no WhatsApp
Após a colisão, o piloto ainda fez uma “curva acentuada” e tentou prosseguir em voo, segundo o relato de uma testemunha, de 38 anos, à Polícia Militar.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também foi acionada e encontrou o avião caído em uma área de mata. Segundo a PRF, o prefixo da aeronave foi adulterado com um adesivo contendo outra numeração e havia apenas o assento do piloto, “característica de aeronaves utilizadas para transporte de insumos, equipamentos e minérios dos garimpos ilegais em Terras Indígenas”.
Com o impacto da batida, o avião sofreu “avarias consideráveis”, o que causou a queda de uma das rodas e de partes da fuselagem, que ficaram espalhadas pelo chão. A calda dele também foi danificada.
LEIA TAMBÉM:
Helicóptero perde controle e cai em lago ao pegar água para combater incêndio na França
EXCLUSIVO: Avião da Voepass que caiu há 1 ano teve falha omitida em diário de bordo horas antes de decolar
Avião cai em área de garimpo na Terra Yanomami e mata piloto e garimpeiro
A polícia não informou se o piloto estava no local. A aeronave envolvida é um Cessna 182P, fabricada em 1974. Segundo a Agência Nacional de Aviação (Anac), o avião estava em situação normal de aeronavegabilidade.
Os órgãos fiscalizadores, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Polícia Federal e o Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) VII também foram acionados.
Outro acidente aéreo
Veja flagrante de acidente com helicóptero dos bombeiros na França
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.