Morreu nesta terça-feira (13) José “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai, aos 89 anos. A informação foi confirmada pelo presidente do país Yamandú Orsi.
A causa da morte ainda não foi divulgada.
“É com profundo pesar que anunciamos o falecimento do nosso colega Pepe Mujica. Presidente, ativista, e líder. Sentiremos muita falta de você, querido velho. Obrigado por tudo o que você nos deu e pelo seu profundo amor pelo seu povo”, escreveu Orsi no X.
Em abril do ano passado, Mujica anunciou que havia sido diagnosticado com um tumor no esôfago – órgão que conecta a faringe e o estômago. Em coletiva de imprensa, ele também afirmou que o quadro de saúde era “duplamente complexo”, já que enfrentava uma doença imunológica há mais de 20 anos.
Pepe Mujica
Nos anos 1970, Mujica foi guerrilheiro do Movimento de Libertação Nacional Tupamaros, na luta contra a ditadura no Uruguai, e ficou preso por 12 anos, entre 1973 a 1985, sendo submetido a tortura e passando anos trancafiado em solitária.
Seu estilo austero e longe dos luxos típicos da política, o fizeram ganhar notoriedade e admiração internacional, até mesmo de opositores. Ele vivia em uma pequena propriedade rural nos arredores de Montevidéu, dirigindo um fusca de 1987.
“Na minha vida, mais de uma vez o ceifador esteve rondando a cama, mas ele continuou a me pastorear. Dessa vez me parece que ele vem com a foice em punho e veremos o que acontece”, disse em entrevista.
“Vou continuar militando com meus companheiros, fiel à minha maneira de pensar e entretido com meus legumes, com minhas galinhas”, prosseguiu Mujica.
O post Morre Pepe Mujica, ex-presidente do Urugai, aos 89 anos apareceu primeiro em BHAZ.