Trilhos da expansão da Linha 2-Verde do Metrô de SP chegam ao Porto de Santos


Trilhos da expansão da Linha 2-Verde do Metrô de SP chegam ao Porto de Santos
A primeira carga de trilhos importados da China para a expansão da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo chegou ao Porto de Santos, no litoral paulista. O material, composto por 1.462 barras de aço com 18 metros de comprimento cada, será utilizado na primeira fase da obra, no trecho entre as estações Vila Prudente e Penha.
Com investimento de R$ 15 bilhões do Governo de São Paulo, a ampliação da linha prevê 8,3 km de vias e deve beneficiar cerca de 1,2 milhão de pessoas por dia, melhorando a mobilidade na Zona Leste e redistribuindo a demanda de passageiros na rede.
A previsão é que os trilhos cheguem ao canteiro de obras do Complexo Rapadura, na Zona Leste da capital paulista, no dia 24 de julho. O transporte será feito a partir do Porto de Santos, exigindo 47 viagens com duas carretas, que vão operar em sistema de revezamento.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Cada veículo tem capacidade para transportar até 32 toneladas. Ao todo, serão movimentados cerca de 26,3 mil metros de trilhos, somando aproximadamente 1.500 toneladas de material
Ampliação da Linha 2-Verde
Primeira carga de trilhos da expansão da Linha 2-Verde do Metrô de SP chega ao Porto de Santos
Divulgação/Governo de SP
A expansão da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo está dividida em duas fases. A primeira vai de Vila Prudente até Vila Formosa e inclui quatro novas estações: Orfanato, Santa Clara, Anália Franco e Vila Formosa. A previsão de entrega desse trecho é para 2027.
A segunda fase seguirá de Vila Formosa até a Penha, com outras quatro estações: Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha. A conclusão está prevista para 2028.
A estação Penha terá conexão com as linhas 3-Vermelha e 11-Coral da CPTM, enquanto a estação Anália Franco será ligada à futura Linha 16-Violeta.
Avanço nas escavações
Tatuzão faz a escavação da Linha 2-Verde do Metrô de SP
Francisco Cepeda/GESP
Em maio, o maior equipamento de escavação da América Latina, conhecido como “tatuzão”, concluiu a primeira fase da ampliação da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo. A tuneladora chegou ao poço VSE Falchi Gianini, último ponto antes da estação Vila Prudente, encerrando um trajeto de 4,5 km.
Desse total, 3,7 km correspondem aos túneis escavados entre as futuras estações Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa e o Complexo Rapadura, incluindo os poços intermediários ao longo do percurso
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.