Em ‘O Amor nos Tempos do Cólera’, clássico de Gabriel Garcia Marquez, Florentino Ariza escreve cartas para terceiros que não conseguiam por no papel aquilo que falavam. O papel do personagem de um dos maiores escritores da América Latina se confunde com o do jornalista, que, entre outras funções, tem o ofício de fazer esse intermédio, de contar as histórias de outras pessoas. E é a partir desta missão que nasce hoje o podcast Ariza, produzido pelas jornalistas de Belo Horizonte, Ana Paula Pedrosa e Nalu Saad, para o portal BHAZ. Mensalmente, as duas vão produzir um podcast narrativo sobre temas variados para o BHAZ.
“Ariza é um nome que veio de uma inspiração quase inconsciente. “O Amor nos Tempos do Cólera”, de Gabriel Garcia Marquez, é um dos meus livros preferidos. E um dia eu, literalmente, sonhei que tinha um canal para contar histórias chamado Ariza. No próprio sonho, eu expliquei a alguém que era Ariza porque o Florentino Ariza, do livro, em algum momento se dedicava a escrever cartas para terceiros com as histórias que as pessoas contavam, mas não conseguiam escrever. Quando começamos a pensar no projeto do podcast e chegamos na parte de escolher o nome, eu lembrei desse sonho de meses antes e propus pra Nalu. Ela me disse que não se discute com sonhos, afinal, o próprio podcast era um sonho nosso”, explica Ana Paula.
Apaixonadas por podcasts e pelo jornalismo, ofício também de Garcia Marquez, as duas já foram premiadas várias vezes por suas reportagens, e também por seus podcasts. A lista de prêmio de Nalu Saad inclui o Prêmio de Jornalismo Save The Children para América Latina e Cariba por um podcast produzido pela Record TV sobre depressão infantil.
Ana Paula, por sua vez, figura na lista de jornalistas mais premiadas do Brasil, tendo conquistado nos últimos anos o prêmio Sebrae de Jornalismo 2022 nas categorias estadual e nacional em áudio e o grande prêmio nacional com o podcast ‘Empreender para Viver’ e o Prêmio C6 Bank 2025 (categoria educação financeira e finanças pessoais) e do Banco do Nordeste 2024 com o podcast ‘Como Empréstimos de R$ 100 a R$ 1.500 oxigenam negócios e até tiram pessoas de situação de rua’.
Nalu explica que com Ariza o objetivo é trabalhar uma escuta profunda e trazer narrativas de impacto social. “O que me fez gostar de podcast foi a possibilidade de aprofundar histórias, com tempo, com escuta, com sensibilidade. Sem pressa, sem interrupção, e com intimidade. É o jornalismo com pausa, com silêncio, com respiro. Isso me aproxima muito mais das pessoas, dos personagens e aproxima os ouvintes das histórias. Acredito que ouvir o outro é básico para mudar o mundo para melhor”, diz Nalu Saad.
O roteiro do podcast “A Mágica dos Terraços: Rooftops em BH” inicia apresentando as jornalistas Ana Paula Pedrosa e Nalu Saad, que, com sua paixão por contar histórias, trazem ao BHAZ um olhar aprofundado sobre temas do cotidiano. O primeiro episódio de Ariza aborda a “mágica” dos rooftops e como eles estão transformando a paisagem de Belo Horizonte, seus prédios, ruas, bairros e o modo de apreciar a vida noturna.
O podcast mergulha na história do Alto da Serra Rooftop, localizado no Aglomerado da Serra, o maior conjunto de favelas de Minas Gerais. O espaço se destaca por oferecer uma vista impactante e, ao mesmo tempo, atrair pessoas de diversas regiões que nunca haviam visitado a favela, mudando o estereótipo do local.
Os fundadores, MC Pablo e Paulo Henrique Freire, ambos moradores do Aglomerado, transformaram um antigo projeto de suítes em um bar de sucesso, empregando pessoas da comunidade e priorizando produtos e serviços de qualidade.
A narrativa se expande para outros rooftops emblemáticos da cidade, como o Mirante Acaiaca, no Centro, que revitalizou um edifício histórico e oferece uma vista panorâmica, além de projetos futuros como um elevador panorâmico e tirolesa.
É apresentado também o Picco Sky Bar, no topo do Buritis, que, após a remoção de um muro, revelou uma vista de 180 graus da cidade e se tornou famoso pelo pôr do sol.
O primeiro episódio de Ariza traz ainda o sucesso Terraço Niê, rooftop em prédio projetado por Oscar Niemeyer, sendo um exemplo de como esses espaços se tornaram rotas turísticas, econômicas e sociais, permitindo uma “fuga do caos” urbano e impactando positivamente as ruas e o comércio local.
Ouça abaixo o primeiro episódio do podcast Ariza – ‘A Mágica dos Terraços: Rooftops em BH’
O post BHAZ lança projeto de podcast narrativo. Episódio 1: ‘A Mágica dos Terraços: Rooftops em BH’ apareceu primeiro em BHAZ.