
Natanael foi preso neste domingo em Santarém
Blog do Pião/Divulgação
A Polícia Militar recapturou no domingo (20) Natanael dos Santos Silva, condenado por diversos crimes, entre eles roubo, tráfico de drogas, ameaça e violência doméstica, em Santarém, no oeste do Pará. O mandado de prisão foi expedido pela Vara de Execução Penal do Município.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Segundo a PM, o homem foi localizado em uma residência no bairro Amparo. Durante a abordagem, ele tentou se esconder debaixo da cama, mas foi detido e conduzido à 16ª Seccional Urbana da Polícia Civil.
O mandado de recaptura foi assinado digitalmente pelo juiz Flávio Oliveira Lauande em 9 de janeiro de 2024. Conforme os registros judiciais, ele responde por múltiplos crimes, incluindo:
Roubo (Art. 157 do Código Penal);
Tráfico de drogas (Art. 33 da Lei 11.343/2006);
Ameaça (Art. 147 do Código Penal);
Lesão corporal no contexto de violência doméstica (Art. 129 do Código Penal, combinado com a Lei Maria da Penha).
Segundo informações da Polícia Militar, durante a ação que resultou na recaptura de Natanael dos Santos Silva, o primo do foragido tentou obstruir o trabalho da guarnição. Ele teria tentado impedir a entrada dos policiais na residência e afirmou, de forma falsa, que Natanael não estava no local.
Diante da tentativa deliberada de ocultar a presença de um foragido da Justiça, os policiais localizaram Natanael escondido debaixo da cama e deram voz de prisão. Em seguida, o primo dele também foi preso, suspeito do crime de favorecimento pessoal, previsto no artigo 348 do Código Penal.
Ambos os envolvidos foram algemados, conforme previsão da Súmula Vinculante nº 11 do STF, tendo em vista a tentativa de fuga e a necessidade de preservar a integridade da equipe e dos próprios detidos. Em seguida, foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais cabíveis. Eles permanecem à disposição da Justiça.
Quais as diferenças entre a prisão temporária e a preventiva?
O tenente Fhelipe Emídio destacou que a população pode colaborar com informações sobre foragidos da Justiça de forma anônima pelos canais oficiais da Polícia Civil e da Polícia Militar do Pará.
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região