Um espaço de resistência e solidariedade
A 5ª edição da Mostra de Cinema Árabe Feminino convida o público a refletir criticamente sobre as imagens como arquivos vivos da História. O evento reúne filmes que abordam temas urgentes e afetos compartilhados em tempos de massacres.
Considerando o contexto de violência extrema contra o povo palestino e a tentativa de silenciamento institucional do horror, as curadoras Alia Ayman, Analu Bambirra e Carol Almeida destacam que a Mostra funciona como um espaço de resistência e solidariedade por meio do cinema.
Programação inédita em várias cidades
A Mostra acontece gratuitamente em Recife, entre 13 e 17 de agosto, e depois no Rio de Janeiro, Niterói e Duque de Caxias, de 22 a 30 de agosto. Em Recife, o público poderá assistir às sessões na Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ Derby) e no Cine São Luiz. Já no Rio, as exibições acontecem no CCBB RJ, Cine Arte UFF, FEBF/UERJ e em escolas públicas parceiras.
Além disso, o evento oferece uma masterclass online aberta a todo o Brasil, ministrada pela diretora libanesa Rania Stephan, mediante inscrição prévia.

Diálogo entre cinema árabe e brasileiro
Pela primeira vez, a Mostra promove a iniciativa Solidariedade Brasil-Árabe, que aproxima filmes árabes e brasileiros. Por exemplo, em Recife, o filme palestino Slingshot Hip Hop será exibido junto com o pernambucano Sua Majestade, o Passinho.
No Rio de Janeiro, o clássico tunisiano Fatma 75 aparecerá lado a lado com o curta brasileiro A Entrevista, estabelecendo conexões entre lutas feministas em diferentes geografias.
Destaques e obras inéditas
Entre os destaques, figuram filmes inéditos no Brasil, como Rainhas (Marrocos/França, 2022) e Sudão, Lembre de Nós (França, 2024), este último exibido exclusivamente em Recife.
Outros títulos, como A Canção da Besta, Dançando a Palestina e Neo Nahda, resistem ao apagamento de identidades árabes por meio de performances, arquivos e corpos.

Filme de encerramento e masterclass especial
O filme de encerramento, exibido tanto em Recife quanto no Rio, é Um Estado de Devoção (2024). Ele acompanha o cirurgião palestino-britânico Ghassan Abu-Sittah em hospitais de Gaza, especialmente após os massacres de outubro de 2023.
A masterclass online “O Caminho para o Arquivo”, conduzida por Rania Stephan, explora sua trajetória, seu processo criativo e como a montagem cinematográfica ressignifica imagens históricas.
Essa aula aberta convida participantes de todo o país a se inscreverem e participarem.
Oficinas e parcerias
Antes do início da Mostra em Recife, será realizada a oficina presencial gratuita “Gestos ético-estéticos no cinema a partir da Palestina”, nos dias 7 e 8 de agosto na FUNDAJ Derby.
Voltada a 20 participantes selecionados, a oficina promove debates éticos sobre a circulação de imagens em contextos de violência, tomando o cinema palestino como ponto de partida.
O evento conta com apoio de instituições como a Embaixada da França no Brasil, UFF, UERJ, FUNDAJ e CCBB, além do patrocínio do Governo Federal e órgãos estaduais.
Serviço
Recife (PE)
FUNDAJ Derby | 13 a 17/08/2025
Cine São Luiz | 17/08/2025
Entrada gratuita. Reserva via Sympla (FUNDAJ) e entrada por ordem de chegada (Cine São Luiz).
Rio de Janeiro, Niterói e Duque de Caxias (RJ)
CCBB RJ | 22 a 30/08/2025
Entrada gratuita. Retirada de ingressos pelo site do CCBB.
O post 5ª Mostra de Cinema Árabe Feminino traz sessões gratuitas inéditas ao Brasil e masterclass online apareceu primeiro em RSVP.