‘Comida di Buteco’ pode entrar para calendário oficial de eventos de BH

A Câmara de Vereadores de Belo Horizonte pode incluir, de forma oficial, o tradicional concurso ‘Comida di Buteco’ no Calendário de Eventos do Município e reconhecê-lo como uma manifestação cultural da capital mineira. A iniciativa, caso aprovada, permitirá a celebração de parcerias, ações de divulgação turística e incentivo à preservação da culinária popular e dos bares da cidade pelo poder público.

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

O projeto de lei foi apresentado à CMBH pela vereadora Marcela Trópia (Novo). De acordo com a parlamentar, a iniciativa tem a intenção de valorizar o concurso como expressão legítima da cultura urbana, contribuindo para a preservação de saberes culinários tradicionais, além de estimular a inovação gastronômica e fortalecer o setor de bares e restaurantes.

“O ‘Comida di Buteco’ é uma celebração da nossa identidade gastronômica e da vida que pulsa nos bares de bairro. É um projeto que transforma vidas, movimenta a economia e resgata a tradição da cozinha mineira com muito afeto. O reconhecimento como manifestação cultural é uma forma de garantir sua valorização e continuidade para as próximas gerações”, afirma a vereadora Marcela Trópia.

Ao BHAZ, Maria Eulália Araújo, co-fundadora do ‘Comida di Buteco’, enfatizou a importância de determinar um período que demarque, de forma oficial, a celebração da culinária mineira raiz e da cultura dos bares de BH.

“A gente faz unificado em todos os lugares esse momento, exatamente para ir marcando de que abril é o mês onde se celebra a cultura de boteco no Brasil. Esse tipo de reconhecimento endossa a natureza do nosso trabalho e, principalmente, o objetivo que a gente tem de deixar evidente que tem uma data, ganha notoriedade como uma marca ou um movimento ou um projeto que é importante para a cidade e, evidentemente, isso impacta ainda mais as pessoas”, Maria Eulália

“Quem vai ganhar com isso é o segmento de bares e restaurantes. Para além dos botecos que participam do ‘Comida” isso é uma fortaleza muito grande para esse setor tão importante para a economia do país. Um setor que emprega muita gente, um setor que fomenta muito a economia do Brasil”, finaliza.

Ainda não há previsão de quando o projeto começa a tramitar nas comissões da Câmara, antes de ir a plenário.

Comida di Buteco

Em 2025, o concurso chegou à 25ª edição e ocorreu entre os dias 11 de abril e 11 de maio, com a participação de 125 bares na capital mineira. Este ano, o concurso trouxe o tema ‘Paixão pelo buteco’, celebrando as ‘bodas de prata’ do evento e exaltando a rica cultura dos bares tradicionais.

Além de saborear os petiscos, que tiveram preço único de R$ 35, os belo-horizontinos puderam escolher o melhor buteco, por meio de votação popular somada às avaliações de um júri especializado.

Neste ano, segundo Maria Eulália Araújo, cofundadora do Comida di Buteco, o tema foi livre. Porém, os botecos foram inspirados a, de alguma maneira, homenagear os 25 anos do concurso, seja no prato, ambiente ou atendimento. “Ele [o buteco] é o cenário de momentos marcantes, onde celebramos os grandes amores, superamos desilusões e construímos amizades longevas. Faça chuva ou sol, continua firme, como um elemento de forte presença em nossa identidade cultural”, destaca.

Para escolher o melhor buteco da cidade, público e jurados precisam visitar os estabelecimentos e darem notas de 1 a 10 em quatro critérios: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. Ao final do período de votação, os 25 últimos colocados no ranking perdem o direito de participar no ano subsequente.

Em 2024, o grande campeão do concurso em BH foi o Espetinhos do Paulão, localizado no bairro Nova Cachoeirinha, na região Nordeste da capital. O prato vencedor foi o Boi Bandido, que combinava a costela bovina, milho-verde e mandioca cozida, envolvida na manteiga e acompanhada de farofa da casa.

Em 2025, a festa de encerramento, na qual serão revelados os 5 primeiros colocados, vai ocorrer no dia 26 de maio, no Mercado Central.

O post ‘Comida di Buteco’ pode entrar para calendário oficial de eventos de BH apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.