O risco do antissemitismo – O Assunto #1473

Michel Gherman explica os significados da palavra antissemitismo. O professor do Núcleo de Estudos Judaicos da UFRJ e pesquisador do Centro de Estudos do Antissemitismo da Universidade Hebraica de Jerusalém relembra como judeus foram vítimas de perseguição ao longo da história. Dois funcionários da embaixada de Israel foram mortos a tiros na capital dos EUA na noite da quarta-feira (21). Sarah Milgram e Yaron Lischinsky foram baleados do lado de fora do Museu Judaico de Washington – eles tinham acabado de sair de um evento quando foram baleados por um homem identificado como Elias Rodríguez.
O atirador foi preso. Após o ataque, o governo dos EUA classificou o caso como antissemitismo. Líderes mundiais repudiaram o crime e também afirmaram se tratar de antissemitismo.
Em conversa com Natuza Nery neste episódio, Michel Gherman explica os significados da palavra antissemitismo. Ele, que é professor do Núcleo de Estudos Judaicos da UFRJ e pesquisador do Centro de Estudos do Antissemitismo da Universidade Hebraica de Jerusalém, relembra como judeus foram, ao longo da história, vítimas de perseguição.
Gherman responde ainda qual a diferença entre antissemitismo e antisionismo, e fala dos riscos de o atual momento da guerra de Israel contra o grupo terrorista Hamas intensificarem atos contra judeus.
O que você precisa saber:
Suspeito de matar casal de judeus gritou ‘Palestina livre’; VÍDEO mostra momento da prisão
Preso por matar funcionários da embaixada de Israel é indiciado por assassinato
REAÇÕES: Líderes mundiais repudiam assassinatos e condenam antissemitismo
ISRAEL: Premiê fala em ‘assassinatos antissemitas’ e diz que aumentará segurança
O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Amanda Polato, Sarah Resende, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski e Carlos Catelan. Apresentação: Natuza Nery.
O risco do antissemitismo
O Assunto é o podcast diário produzido pelo g1, disponível em todas as plataformas de áudio e no YouTube. Desde a estreia, em agosto de 2019, o podcast O Assunto soma mais de 161 milhões de downloads em todas as plataformas de áudio. No YouTube, o podcast diário do g1 soma mais de 12,4 milhões de visualizações.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.